29 Dec 2022
Lírios! Morre a estilista Vivienne Westwood aos 81 anos
"Vivienne Westwood morreu hoje, pacificamente e cercada por sua família, em Clapham, no sul de Londres. Vivienne continuou a fazer as coisas que amava, até o último momento, projetando, trabalhando em sua arte, escrevendo seu livro e mudando o mundo para melhor. Ela levou uma vida incrível. Sua inovação e impacto nos últimos 60 anos foram imensos e continuarão no futuro", diz comunicado.
O texto continua: "Vivienne se considerava taoísta. Ela escreveu: 'Sistema espiritual do Tao. Nunca houve tanta necessidade do Tao hoje. Tao lhe dá a sensação de que você pertence ao cosmos e dá propósito à sua vida; dá a você um senso de identidade e força para saber que está vivendo a vida que pode viver e, portanto, deveria viver: faça pleno uso de seu caráter e pleno uso de sua vida na terra.' O mundo precisa de pessoas como Vivienne para fazer uma mudança para melhor", finaliza o anúncio.
“Continuarei com Vivienne em meu coração. Estávamos trabalhando juntos até o fim e ela me deixou o bastante para continuar. Obrigado, querida”, escreveu Andreas Kronthaler, seu marido e dupla criativa.
Um dos grandes nomes da moda há quase cinco décadas, a estilista britânica era considerada a “mãe do punk”. Ela ficou conhecida ao consolidar a influência do punk rock e do new wave através da SEX, loja que abriu com o então marido Malcom McLaren em 1974, em Londres.
Anos depois, já no comando da grife que levava seu nome, se dedicou à causa do meio ambiente chamando a atenção do mundo através das coleções que levava para a passarela.
Em 1992, Vivienne Westwood recebeu a Ordem do Império Britânico por seus serviços à indústria da moda, entregue pela Rainha Elizabeth II.



