Lírios! Lou Ottens, inventor da fita cassete, morre aos 94 anos

O engenheiro holandês Lodewijk Frederik Ottens, conhecido como Lou Ottens, responsável por comandar o time que inventou a fita cassete, faleceu aos 94 anos no último dia 6, de acordo com o jornal local ‘NRC Handelsblad’. Ottens também teve um papel importante na criação do CD.

A informação foi confirmada por uma de suas filhas, Arine Ottens, ao jornal americano ‘Washington Post’, nessa quarta-feira (10). A causa da morte não foi revelada.

Ottens começou a trabalhar na Philips em 1952 e foi lá que desenvolveu a fita k7. O engenheiro usou um pequeno bloco de madeira até chegar na configuração final do produto. A ideia dele era que a fita coubesse no bolso interior de seu casaco. Ela tinha cerca da metade da largura do cartucho de fita RCA, lançada em 1958.

Em 1963, a primeira fita foi apresentada ao mundo numa feira de eletrônicos em Berlim, capital da Alemanha. 

Nos anos 70, Ottens fez parte de outra criação importante para a música: o CD. Ele trabalhou conjunto com a Sony para que o formato se tornasse um padrão da indústria.

O engenheiro se aposentou em 86, mas o espírito de inovação não o deixou. Em entrevista à revista americana ‘Time’, em 2013, ele disse que sua invenção já era "história" e que gostava "quando algo novo surgia". Com informações do G1 e agências.

Foto: Divulgação. Siga a gente no Instagram @sitealoalobahia e no Twitter @aloalo_bahia

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias