9 Feb 2021
Lírios! Empresário Joaquim Francisco Sales, torcedor e ‘mecenas’ do Vitória, morre em Salvador

Natural do Crato (CE), Seu Joaquim deixa a viúva, Dona Maria Lúcia Almeida de Oliveira, sete filhos e netos. Nos muitos anos dedicados ao rubro-negro, atuou como conselheiro e dirigente e foi doador do primeiro ônibus que o Vitória teve, na primeira gestão do atual presidente Paulo Carneiro.

Primeiro ônibus da famosa Fábrica de Talentos do Vitória foi doado por Sales
O próprio Carneiro destacou que ele sempre esteve presente na história do clube. Além do apoio nas arquibancadas do Barradão, costumava comparecer, como um bom mecenas, com ajudas financeiras constantes e, principalmente, nas viagens das equipes da divisão de base.
Não é exagero dizer que essas ações ajudaram o clube a ser um dos principais formadores de talentos do Brasil – foi por lá que nasceram craques como o tetracampeão Bebeto, os pentacampeões Dida e Vampeta, e grandes atletas ainda em atividade como David Luiz, Hulk e Marcelo Moreno.
O clube divulgou nota de pesar pela perda. “Na certeza que Joaquim Sales deixará bastante saudade, o Esporte Clube Vitória manifesta condolências aos familiares e amigos neste momento de muita dor”, diz a agremiação, em nota.

Joaquim Sales recebeu, como reconhecimento da sua paixão, a medalha Artêmio Valente, a mais alta condecoração do Vitória.
O sepultamento ocorreu no cemitério do Campo Santo, no bairro da Federação, em Salvador.
Foto: Acervo da família. Siga a gente no Instagram @sitealoalobahia e no Twitter @aloalo_bahia.