Legado: Festas da Haute em Trancoso impactaram positivamente com ações sustentáveis

José Mion é jornalista, assessor de imprensa, apaixonado por Gastronomia e escreve para o Alô Alô Bahia.

À frente de alguns dos agitos mais disputados do Brasil, como a Festa do Taípe e a Saravá, em Trancoso, a Agência Haute tem se tornado exemplo também no gerenciamento de resíduos. É sabido que eventos produzem os mais variados deles e o descarte, em muitos casos, ainda é uma dificuldade para as produtoras.
 
Só nas festas realizadas em Trancoso, a Haute coletou 1.722 quilos de papelão, 176 quilos de plástico, 235 quilos de alumínio, 47 quilos de plástico filme e 6.780 quilos de vidro. Ao contrário de outros eventos, no entanto, esses materiais recolhidos foram descartados ou serão reutilizados corretamente, com a coordenação da Recicla Sul da Bahia, com quem a agência desenvolve ideias há alguns anos.
Whats-App-Image-2022-01-11-at-16-11-19
 A articuladora de projetos sustentáveis, que conecta estratégias e empresários locais, tem uma oficina ao lado do Restaurante Maritaca, onde recolhe materiais reciclados dos estabelecimentos e residências do Quadrado. “Hoje, temos uma promoção de incentivo. Pesamos os materiais e as pessoas ganham pontos para trocar por produtos feitos lá”, nos explicou Cali Ferreira, criador da empresa. Segundo ele, Trancoso, hoje, tem até uma usina de reciclagem de vidro, que nasceu de uma demanda da Haute há alguns anos.
 
Para os eventos no destino baiano, algumas ferramentas foram implantadas ainda na hora do consumo, antecipando a separação do material. Compartimentos de madeira ao lado das barcas onde eram abertas as garrafas, por exemplo, facilitaram o descarte por parte dos próprios consumidores, que normalmente não veem essa cultura sustentável estimulada no mercado de eventos. “Com isso, ao final das festas, a equipe já tinha muita coisa separada, o que era alumínio, plástico e papelão, que, em muitos casos, viram lixo, descartado de qualquer forma”, explica Cali.
Whats-App-Image-2022-01-11-at-16-11-19-1
As ferramentas também estavam em itens decorativos, como o letreiro We Love Trancoso feito com 200 placas recicladas, à base de diversos materiais reutilizados – algo em torno de 100 mil tampinhas. O letreiro, inclusive, deve ganhar nova utilização, ou em eventos futuros ou levando consciência a algum ponto do vilarejo. Conheça o trabalho da Recicla Sul da Bahia: @reciclasuldabahia
 
Fotos: Divulgação. Siga a gente no Instagram @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias