“Lamentável a decisão do Itaú de fechar o Cine Glauber Rocha”, afirma ACM Neto

O presidente nacional do Democratas, ACM Neto, lamentou, nesta quinta-feira (16), o anúncio do fechamento do Cine Glauber Rocha, o único cinema de rua de Salvador.
 
"Lamentável a decisão do Itaú de fechar o Cine Glauber Rocha. Para além dos interesses econômicos, os bancos precisam ter um compromisso social e cultural, que o Itaú decide agora deixar de lado. Infelizmente, o banco está virando as costas para a cultura de Salvador", ressalta.
 
ACM Neto ponderou que o espaço, importante componente do segmento cultural de Salvador, merece a atenção de instituições que tenham a capacidade de investir na manutenção de todo o lugar a fim de garantir seu pleno funcionamento.
 
"Nossa expectativa é que outras instituições, financeiras ou não, possam se sensibilizar e dar apoio para manter o funcionamento do Glauber. Esse equipamento existe desde 1919 e faz parte da história de Salvador", disse o ex-prefeito.
eeeeenoela
Matéria relacionada: 
Leia a nota completa divulgada pelo Itaú:
 
O Espaço Itaú de Cinema está reorganizando sua estratégia de difusão de audiovisual no país. A nova diretriz prevê a intensificação de atuação em plataforma digital, para ampliar o alcance e acesso, e a revisão da rede física de salas de exibição.
 
Com a nova diretriz, a partir desta quinta-feira, dia 16, as salas das praças de Salvador, Curitiba e Porto Alegre, que vinham operando com taxa de ocupação inferior a 20% desde 2019, terão as suas atividades encerradas. As três unidades de São Paulo (Augusta, Frei Caneca e Shopping Bourbon), Rio de Janeiro e Brasília permanecem funcionando.
 
Com a nova configuração, a rede passa a contar com cinco complexos e 40 salas. São 25 em São Paulo (cinco na unidade Augusta, nove na unidade Frei Caneca e 11 na unidade Shopping Bourbon), nove em Brasília e seis no Rio de Janeiro. Deixam de integrar a rede 17 salas: quatro em Salvador, cinco em Curitiba e oito em Porto Alegre.
 
A redução da operação física não representará diminuição de alcance das ações do Espaço Itaú de Cinema. Ao contrário, a rede está intensificando a atividade de difusão digital por meio de parceria com a plataforma de streaming Itaú Cultural Play, que oferece ampla programação gratuita de filmes e audiovisuais brasileiros na web. Hoje a plataforma contempla 175 títulos dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal.
 
Com a sinergia entre a rede física e a plataforma digital, o Espaço Itaú de Cinema exibirá projetos curatoriais no Itaú Cultural Play, iniciativa inaugurada em agosto com a exibição da Mostra Ugo Giorgetti, que fica em cartaz até outubro. Novos filmes com esta assinatura serão exibidos a cada dois meses.
 
A participação do Espaço Itaú de Cinema no mundo digital deverá ser intensificada com o tempo, ampliando a oferta tanto de filmes quanto de mostras e festivais para todos os cantos do país.
glauber-rocha-sala-cinema-fechado
Fotos: Marina Silva, Divulgação e @myphantomtoy. Siga o insta @sitealoalobahia

NOTAS RECENTES