Laboratório do Futuro: startup baiana leva tecnologia para exames da Covid-19 em sua casa, com resultados imediatos

Conteúdo sob medida Alô Alô Bahia.

Um medo que acompanha a todos com a pandemia é o de estar infectado com Covid-19. Além da busca por vacinas e medicamentos que tratem a doença, empresas têm se lançando em busca de serviços e produtos que ajudem no diagnóstico rápido, contribuindo para barrar a proliferação do vírus. 

 Um exemplo é a startup Laboratório do Futuro, que criou uma calculadora (laboratoriodofuturo.com/covid) que sinaliza, através das respostas do usuário a um questionário rápido, se a pessoa tem possibilidade de estar ou não doente.

 Além disso, a empresa – que atende clientes em Salvador e Lauro de Freitas – oferece o serviço de agendamento para a realização do teste de Covid-19 no endereço de preferência do usuário, no dia e hora escolhido. 

 O técnico enviado usa tecnologia de ponta e é possível escolher entre dois tipos de exame: swab nasal e/ou anticorpos em gota de sangue. E se tiver dúvida sobre qual exame fazer, basta olhar na calculadora. E a dúvida persistir ou precisar ajuda, basta tocar no botão de WhatsApp no site e falar diretamente com o suporte.

 Após a realização do exame, é possível conferir o resultado no display da maquineta – e até fotografar, se quiser (algumas imprimem um ticket). Apenas duas horas depois, o laudo é enviado pelo WhatsApp. 
 De acordo com o médico que pilota a área técnica, o professor e pesquisador Estácio Ferreira Ramos, a identificação de doentes e portadores do vírus é a tarefa mais importante na pandemia. "É onde você quebra a cadeia de transmissão, isola os infectantes e salva vidas".

 A partir de uma pessoa com sintomas, vários infectados podem ser identificados e postos em quarentena. “Mas para funcionar só com o teste certo", afirma. "Optamos pelo ANTÍGENO fluorimétrico ECO, porque não se pode esperar por RT-PCR", diz. "Já bloqueamos vários surtos. Fechamos pacotes com empresas e grupos. Tem sido gratificante".

 Outro serviço oferecido pela startup são as 'bolhas sociais seguras', ambientes em que todos são testados, "onde ninguém passa COVID para ninguém", diz ele. E completa: "até que estejamos todos vacinados, resorts, eventos e encontros só serão tranquilos com todos os participantes testados".

 A plataforma web Laboratório do Futuro foi criada por profissionais com expertises diversas, que trabalham em colaboração direto de Salvador, Paris e Porto Seguro. A empresa nasceu da pandemia, mas já é planejada para o futuro, uma vez que a tecnologia faz muitos outros exames.

* https://laboratoriodofuturo.com/
A4-F69-BE5-47-F9-4245-BACD-E6-C7-CED227-CC
Fotos: Elias Dantas/Alô Alô Bahia. Siga o insta @sitealoalobahia.
 

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias