Justiça proíbe Carreta Furacão e McDonald's de usarem imagem de Fofão

redacao@aloalobahia.com

A Justiça de São Paulo proibiu a Carreta Furacão de usar o personagem "Fon-Fon", popularmente conhecido como “Fofão” em seu trenzinho da alegria. O grupo de animação infantil foi condenado pelo uso indevido da imagem do personagem e por tentar burlar direitos autorais. As informações são do O Globo.

A decisão da 2ª Câmara de Direito Privado também determina que o McDonald's remova uma peça publicitária que usa a imagem de Fon-Fon.

O personagem da Carreta Furacão é inspirado no Fofão, que fez sucesso em programas de televisão infantis das décadas de 1908 e 1990. O herdeiro do criador de Fofão entrou com um processo judicial alegando que o grupo de animação infantil cometeu plágio.

Na sentença, o magistrado reconhece que a Carreta Furacão licenciou o uso indevido da imagem de Fofão para campanha publicitária da rede McDonald's.

No processo, a Carreta Furacão alegou que a personagem Fon-Fon é a mais querida do público e "trata-se, na verdade, de caricatura da personagem Fofão" e que pode ser considerada uma paródia.O magistrado não acatou a argumentação do grupo infantil. O juiz sustenta que a Carreta Furacão já havia sido "acusada de plágio pelo uso indevido do personagem Fofão, quando resolveu criar a personagem Fon-Fon, aparentemente como forma de burlar direitos".
 

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias