Jovem de 17 anos descobre um novo planeta em 3 dias de estágio na Nasa

Quem de nós não teve fascínio pelos planetas e estrelas em algum momento da vida? Alguns até sonharam em virar astronauta e ir trabalhar na Nasa. Até aí, tudo bem. Mas imagine que você consiga o tão desejado emprego e, em apenas três dias, descobre um novo planeta, tendo apenas 17 anos. Pois foi isso que aconteceu com Wolf Cukier.

O jovem tinha sido aprovado em um estágio de verão de dois meses da NASA, no Goddard Space Flight Center, em 2019, e foi  encarregado de examinar os dados transmitidos através do Transiting Exoplanet Survey Satellite – um telescópio espacial que procura planetas fora do nosso sistema solar.

“Cerca de três dias após o início do meu estágio, vi um sinal de um sistema chamado TOI 1338b. No início, pensei que era um eclipse estelar, mas depois descobri que era um planeta”, relembra o adolescente. Cukier mostrou as imagens ao seu mentor, que confirmou o achado: “Olhamos os dados das estrelas e notamos duas quedas adicionais na luz, então começamos a fazer análises para ver se realmente poderia ser um planeta”, afirma.

As últimas imagens geradas por computador e lançadas recentemente na internet viralizaram e o novo planeta cresceu em popularidade, com mais de 1,2 milhão de curtidas e 257 mil retuítes, assim como Cukier, que atualmente vive em Nova York, onde está concluindo o ensino médio. “Pretendo estudar física e astrofísica”, diz ele sobre seus planos. “A partir daí, uma carreira em pesquisa espacial é atraente”, reforça.


A esta altura, você já deve estar se perguntando: mas qual o nome do planeta? Quase 6,9 vezes maior que a Terra, o achado foi batizado de TOI 1338 b. Wolf disse que não foi convidado para ajudar na escolha: "Não posso nomear o planeta. Meu irmão teve a ideia de chamá-lo de Wolftopia, mas acho que TOI 1338 b é suficiente."

Fonte: BBC



Foto: Reprodução. Siga a gente no Instagram @sitealoalobahia e no Twitter @aloalo_bahia
 

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias