Joe Biden é eleito novo presidente dos EUA, aponta projeção

O democrata Joe Biden foi eleito o novo presidente dos EUA no início da tarde deste sábado (7), vencendo disputa tensa com o atual mandatário americano, Donald Trump. Em meio à demora pela contagem do grande fluxo de votos pelos correios, Trump questionou a legitimidade das eleições, disse que irá pedir recontagens em alguns estados e ameaça ir à Justiça, sem especificar por qual motivo ou apresentar evidências de fraude. 

A projeção foi feita pela agência Associated Press e por redes como a CNN estadunidense. Os EUA não têm um Tribunal Superior Eleitoral (TSE), como o Brasil, portanto o resultado costuma ser apontado primeiro pelas agências de notícias. Assim, Joe Biden se torna o 46º presidente dos Estados Unidos.  

 Quem é Joe Biden? 
Joseph Robinette Biden nasceu em 20 de novembro de 1942 em Scranton, na Pensilvânia. Pai de quatro filhos, ficou mundialmente conhecido por ser vice-presidente durante toda a administração de Barack Obama, presidente dos EUA entre 2009 e 2017. 

Formado advogado pela Syracuse University College of Law. Seu destaque na carreira política vem de cedo, desde que foi eleito senador por Delaware, cargo que assumiu em janeiro de 1973. Ficou na cadeira até 2009, quando a deixou para assumir a vice-presidência.

Biden se assume como um liberal quando fala de direitos civis e preocupações dos cidadãos — por exemplo, é favorável a um sistema de saúde público nos EUA. Mas, ao falar de certos pontos como aborto e Exército, se assume conservador. 

Durante suas décadas no Senado, Biden se notabilizou por fazer parte de comitês de política externa. Ele é visto até hoje como um político com um bom conhecimento de temas internacionais. Para especialistas, esse será um dos principais pontos de diferença em relação à administração de Trump.

Por conta de seu período na vice-presidência, Biden ainda tem a imagem muito colada à de Obama. Para especialistas, os dois têm “estilos complementares”. Ambos são formados em direito, mas é no jeito de fazer as coisas que as coisas mudam: enquanto o ex-presidente é tido como mais quieto, o novo presidente dos EUA é conhecido por ser um político clássico, que fala muito e se esforça para negociar com adversários.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Foto: divulgação. Siga o insta @sitealoalobahia.
 

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias