Joaquim Barbosa sai em defesa da Bahia após ataque de deputado gaúcho: ‘Instrua-se, eduque-se’

redacao@aloalobahia.com

O ministro aposentado e ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, rebateu os ataques xenofóbicos do deputado federal Mauricio Marcon (Podemos-RS) contra a Bahia. O parlamentar, em transmissão nas redes sociais, disse que o estado é “sujo” e tem “tudo pichado”.

Em resposta ao deputado, Barbosa, que esteve em Salvador nos últimos dias, conforme o Alô Alô Bahia noticiou [leia mais abaixo], defendeu o estado e sugeriu que Marcon conheça melhor a região. 

“Instrua-se, eduque-se, retenha essa baba ofídico-peçonhenta que emana da tua boca, seiva da violência que grassa em nosso país. Conheça direito a Bahia, o seu peso histórico, a sua estupenda arte, as suas magníficas igrejas, i.e., a sua gigantesca e decisiva contribuição para a formação da nacionalidade brasileira”, escreveu o ex-ministro no Twitter.

Barbosa sugeriu, ainda, uma reflexão ao deputado federal. “Há na Bahia milhares de gaúchos que foram visitar e por lá ficaram. Idem no Rio. Explique: por que existe certa 'diáspora gaúcha' em vários estados, sobretudo no Norte e Centro-Oeste?”, provocou.

As ofensas foram proferidas por Marcon na segunda-feira (6). Ao lado da esposa, Patrícia Marcon, ele também diminuiu os eleitores nordestinos. “A gente esteve lá na Bahia. É um Haiti, não tem explicação, é uma pobreza, tudo pichado, sujo, e é uma área turística. A gente fica imaginando onde não é. A vida é muito diferente (...) O público do Sul e Sudeste se importa demais [com a política]. Me cobra. Isso é ótimo. No Nordeste, isso não existe, até pela pobreza”, afirmou o deputado.

Em nota após a repercussão negativa das declarações, o deputado, que é aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro, tentou se justificar a respeito da comparação entre Bahia e Haiti com o argumento de que “a política desastrosa de governos populistas” atrapalhou os dois lugares.

Barbosa na Bahia
O ex-presidente do STF Joaquim Barbosa esteve nos últimos dias em Salvador. No domingo retrasado, marcou presença na Noite da Beleza Negra, na sede do Ilê Aiyê, onde chegou a aparecer em foto ao lado do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues.


Esta semana, ele foi ao Santo Antônio Além do Carmo, onde jantou na Casa de Farinha, ao lado de amigos.
H1bNSV4.md.jpg
O dono go restaurante, o chef Jota Moraes, fez questão de registrar o encontro com o ex-ministro. “Esta foi uma noite especial para todos nós do Casa de Farinha e um sinal de que estamos no caminho certo. A presença de Joaquim Barbosa tornou a noite ainda mais especial”, disse Jota Moraes.

A Casa de Farinha é conhecida por sua mistura de influências regionais e contemporâneas. O estabelecimento funciona em um prédio histórico, construído no século XVIII, e tem entre seus grandes charmes as paredes rústicas e originais expostas.

Fotos: Fellipe Sampaio/;STF e Reprodução. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias