16 Jun 2021

Ivo Borré, um dos produtores rurais mais importantes da Bahia, morre em São Paulo

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Ivo Borré, um dos produtores rurais mais importantes da Bahia, morre em São Paulo
O produtor rural Ivo Borré, dono da famosa Fazenda Progresso, morreu aos 63 anos nesta terça-feira (15), no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. A causa da morte não foi divulgada pela família, que tem origem em Porto Xavier, no Rio Grande do Sul, mas vive há décadas em Mucugê, na Chapada Diamantina.

O empresário agrícola chegou na região em 1984, quando fundou a Fazenda Progresso, que fica entre os municípios de Mucugê e Ibicoara e detém importantes marcas de produtos da agricultura – é nela também que fica uma pista de pousos usada pela aviação comercial.

Na Chapada, Borré se tornou responsável por um dos maiores conglomerados do agronegócio no Brasil e se destacou como produtor de uvas viníferas e batatas, além de exportador de café.

Em abril de 2017, Ivo Borré recebeu da Assembleia Legislativa da Bahia o título de cidadão baiano, por conta do destaque no agronegócio da Chapada.

O ex-secretário estadual do Turismo, Fausto Franco, lamentou o falecimento do empresário nas redes sociais. “Nesta tarde, partiu para brilhar lá no Céu, Seu Ivo Borré. Grande visionário que abraçou a Bahia, ainda na década de 80 e hoje é essa potência da Fazenda Progresso. Meus sentimentos aos familiares”, declarou.

O ex-governador da Bahia, Paulo Souto, também manifestou pesar nas redes sociais. “Registro com grande pesar o falecimento de Ivo Borré, um empresário da área agrícola que talvez os baianos conheçam pouco, mesmo porque era um homem muito discreto, mais que foi um dos grandes responsáveis por uma verdadeira revolução agrícola na Chapada Diamantina”, declarou.

Boa parte da Família Borré também reside em Vitória da Conquista, no sudoeste do estado. Ivo Borré deixa esposa, filhos e netos. O funeral acontece nesta quarta-feira (16), em Mucugê. Com informações do Correio e Blog do Anderson.

Um minidoc da Bayer conta parte da história da família Borré na Bahia. Assista.


Foto: Divulgação. Siga a gente no Instagram @sitealoalobahia e no Twitter @aloalo_bahia.

NOTAS RECENTES