Isabela Suarez comemora inscrição da Praia de Viração para certificação Bandeira Azul: “Conquista enorme”

redacao@aloalobahia.com

O turismo náutico baiano está a caminho de sua maior conquista em anos. Isso porque a Praia de Viração, na Ilha dos Frades, foi inscrita para receber a certificação Bandeira Azul, selo internacional que reconhece o compromisso socioambiental de determinadas áreas de acordo com uma série de critérios instituídos. A Praia de Ponta de Nossa Senhora, localizada na mesma ilha, já conquistou e vem mantendo seu status desde 2015. “Teremos duas praias certificadas. Provavelmente, este é um caso único no Brasil, uma conquista enorme. Fomos os primeiros do Norte de Nordeste a inserir nossas praias no roteiro internacional de navegação”, comemora Isabela Suarez, presidente da Fundação Baía Viva, responsável por auxiliar na administração da ilha.

A inscrição da Praia de Viração no processo de concessão do selo pela Foundation for Environmental Education (FEE) – entidade que certifica a qualidade das principais praias ao redor do mundo – é resultado de um termo de cooperação entre a Fundação Baía Azul e a prefeitura de Salvador.  Em todo mundo já foram distribuídos mais de 4.600 certificados, sendo 3.500 para praias, marinas e embarcações turísticas.

O selo confere uma distinção ambiental, já que certifica que aquela praia cumpre os requisitos do tripé da sustentabilidade: educação ambiental, segurança pública e acessibilidade. “São analisados vários quesitos importantes, dentre eles a qualidade da água através de uma série de coletas que indicará o nível de balneabilidade. Para a conquista do selo, são necessárias diversas providências imediatas como combater o descarte de resíduos no mar e garantia da acessibilidade ao destino para que todos os visitantes possa desembarcar com segurança, sobretudo os portadores de deficiência e terceira idade”, complementa a empresária.

O pedido de certificação Bandeira Azul para a Praia de Viração foi feito na última quinta-feira (20) e deve ser aprovado em até dois anos.
praiaselo
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Fotos: Divulgação e @navegandonabahia. Siga o insta @sitealoalobahia

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias