Irmãos Campana anunciam criação de museu a céu aberto no Brasil

redacao@aloalobahia.com

Os irmãos Fernando e Humberto Campana, referências mundiais em design de mobiliário, anunciaram a construção de um museu a céu aberto, nos moldes do Inhotim, para 2022.

O Instituto Campana contará com 12 pavilhões e será instalado no sítio da família em Brotas, no interior do estado de São Paulo, cidade em que a dupla nasceu.

"Esse é meu sonho atual. Há um ano, com a pandemia, parei de viajar. Adorava correr o mundo. Daí me vi bloqueado. O que eu posso fazer? Tenho um sítio no interior de São Paulo, onde plantamos 15 mil mudas de árvores nativas. Mas ele tava meio abandonado. Daí tivemos a ideia de fazer instalações verdes. Um lugar tipo um micro-Inhotim, um lugar onde possa fazer diálogo com natureza, arte, design, arquitetura, uma escola de ambientalismo para educar as pessoas, uma escola de tradições manuais. Então estamos criando esses pavilhões", confidencia o designer Humberto Campana, fazendo referência ao centro de arte mineiro Inhotim, que é referência internacional.

O número de pavilhões, 12, tem uma explicação na história pessoal dos irmãos. "Porque na Etrúria [hoje região da Toscana, Lazioo e Umbria], na Itália, haviam 12 grandes cidades etruscas. E minha vó tinha origem lá da Toscana. Então quero fazer 12 pavilhões, criando esse sonho, criando essa ligação entre Brasil e Itália", confidencia.
 
Segundo Humberto, três pavilhões estão em construção. Em um deles, existem diversos vasos altos de concreto, com até 2,5 metros de altura, que suportam espécies de agaves que crescem como um chapéu, com diâmetro de 1,5 metro.

Em outro, uma grande área arredondada é delimitada por uma cerca viva de 700 mandacarus com até 4 metros de altura. "Foi feita agora. E tem um outro ainda, feito de tijolo, em que eu quero criar um horto botânico bem no centro com árvores brasileiras", explica.
41c107c9-7932-4e33-b800-e304bab9642c
Um dos pavilhões será formado por uma cerca viva de cactos de até 4 metros de altura. 


Fotos: Divulgação. Siga o insta @sitealoalobahia
 

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias