Arthur Sehbe conquista Prêmio Faz a Diferença por remoção de petróleo em praias baianas

O aparecimento de manchas de petróleo nas praias do Nordeste, a partir de agosto de 2019, motivou o engenheiro Arthur Sehbe a criar os Guardiões do Litoral, grupo de voluntários que atuou incansavelmente para fazer a remoção da substância em diversas partes do litoral baiano. E esse trabalho rendeu ao integrante da Cetrel o Prêmio Faz a Diferença 2019, na categoria “País”. 

A premiação, que este ano foi realizada virtualmente por conta da pandemia da covid-19, é uma iniciativa do Globo com patrocínio da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e suas instituições e reconhece as melhores práticas em 16 áreas.

“A principal importância desse reconhecimento é o incentivo ao trabalho em prol da natureza e à valorização do voluntariado”, afirma Sehbe, que participou da live do prêmio na última terça-feira, 1º, junto com Ricardo Galvão, ex-diretor Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e professor titular da USP, que ganhou na categoria “Ciência e Saúde”; Marília Cristina Silva Afonso, sargento do Exército e enfermeira no Hospital Pró-Cardíaco (categoria “Rio”); e Rogério Marinho, ministro do Desenvolvimento Regional (categoria “Economia”).  A mediação do evento foi feita pela colunista Míriam Leitão e pela repórter Ana Lucia Azevedo.

Sehbe destaca ainda que a atuação dos voluntários no desastre ambiental, considerado um dos maiores já registrados no Brasil, foi de extrema importância e envolveu também instituições privadas e governamentais, como a Marinha. Ao todo, durante o período mais crítico do aparecimento das manchas de petróleo, cerca de 5 mil pessoas trabalharam voluntariamente para a remoção do óleo. O primeiro dia de atuação ocorreu em 17 praias baianas. O grupo estima que cerca de 100 toneladas de petróleo tenham sido recolhidas no período. 

Sustentabilidade
O engenheiro enfatiza também que, para melhorar a qualidade de vida, é necessário cuidar do meio ambiente com responsabilidade e sustentabilidade. “Somos agentes de modificação”, afirma ele, acrescentando que “o consumo consciente está ao nosso alcance”, assim como a reutilização e a reciclagem dos produtos já existentes.

“Ações políticas em todas as esferas também são necessárias, assim como o incentivo para ter carros elétricos nas ruas, alimentos das agroflorestas, energia solar e eólica, proteção dos mares, florestas e áreas selvagens”, reforça Sehbe, que é supervisor de manutenção civil da DAC (Distribuidora de Água de Camaçari) e CTR (Central de Tratamento de Resíduos) da Cetrel.

Para finalizar, o líder do grupo Guardiões do Litoral afirma: “Precisamos de ação e união. Juntos somos uma potência. #JuntosSomosMaisFortes e não é apenas uma hashtag, é verdade”.

Foto: Mateus Morbeck/Divulgação. Siga o insta do @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES