Instituto Butantan anuncia início da produção da vacina ButanVac

O Instituto Butantan anunciou nesta quarta-feira (28) o início da produção de uma nova vacina contra a covid-19, a ButanVac. Segundo o diretor do instituto, Dimas Covas, o primeiro lote terá 1 milhão de doses. A previsão é que, até junho, sejam produzidas 18 milhões de doses do imunizante. A vacina Butanvac será produzida na fábrica do Butantan e não necessitará de insumos importados para a produção.

Na primeira fase, que vai até 18 de maio, serão produzidos seis lotes da ButanVac, totalizando 6 milhões de doses. Na segunda fase, entre os dias 14 de maio e 1º de junho, serão produzidos mais seis lotes. Na terceira etapa, entre os dias 28 de maio e 15 de junho, mais seis lotes serão produzidos. De acordo com o governador de São Paulo, João Doria, até o final deste ano poderão ser produzidas 40 milhões de doses dessa nova vacina.

Testes

Na última sexta-feira (23), o Instituto Butantan enviou a Agência Nacional de Vigilância Sanitária o pedido para início dos testes em humanos da ButanVac, de fases 1 e 2. Após o pedido feito pelo Butantan, a Anvisa terá prazo de 72 horas para dar seu parecer. No entanto, ontem (27), o órgão paralisou a análise do pedido alegando que o instituto não entregou todos os documentos solicitados.

“O pedido de autorização do Butantan, enviado à agência no dia 26/3, e o protocolo do estudo clínico enviado na última sexta-feira (23/4) ainda estão incompletos e não atendem aos requisitos técnicos para autorizar pesquisas clínicas de vacinas em seres humanos”, disse a agência.


Foto: Reprodução. Siga a gente no Instagram @sitealoalobahia e no Twitter @aloalo_bahia
 

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias