Influencer baiana analisará projetos sobre libertação animal e veganismo que podem receber R$ 20 mil

redacao@aloalobahia.com

As criadoras de conteúdo Carla Candace, Ellen Monielle e Luciene Santos (Sapa Vegana) serão responsáveis por definir os cinco projetos comprometidos com o antiespecismo e o veganismo periférico no Brasil que receberão R$ 20 mil cada por meio do Fundo de Apoio a Periferias Antiespecistas (FunAPA), recém-lançado pela Mercy For Animals (MFA), uma das maiores ONGs do mundo dedicada ao fim da exploração animal.

Carla Candace é a única baiana entre as três influenciadoras que definirão o destino dos recursos. Aos 28 anos, ela é formada em Comunicação Social, Rádio e TV. Sua militância se aflorou no movimento negro, ainda na universidade, onde também participou de coletivos de movimento LGBTQIA+ e teve o primeiro contato com o antiespecismo e o vegetarianismo. 

Projetos antiespecistas são aqueles que problematizam a redução de animais não humanos a objetos, propriedades ou meras partes do ecossistema e produzem alternativas que evidenciem as espécies como conjuntos de indivíduos sencientes únicos, cheios de singularidades, subjetividades e interesses. 

Vegana há quatro anos, Carla Candace diz ter se encontrado no antiespecismo, principalmente, após enxergar como as opressões estavam interligadas e que não haveria libertação sem união.

Segundo a MFA, o FunAPA é coordenado pelo Comitê de Diversidade, Equidade, Inclusão e Justiça da Mercy For Animals, que abriu o edital (disponível em www.funapa.org.br) em 11 de abril. As inscrições são online e vão até a próxima segunda-feira (2). 

Além do dinheiro, os projetos escolhidos terão acompanhamento da MFA por três meses. O resultado final será anunciado em 17 de maio.

“Buscamos compor o júri com ativistas antiespecistas que estivessem presentes e atuassem em territórios periféricos, além de prezar pela diversidade de elementos que o edital se propõe a dialogar, como gênero e raça”, destaca Lucas Lourenço, membro do comitê.

Sobre a Mercy For Animals
A MFA é uma das maiores organizações sem fins lucrativos do mundo dedicada ao fim da exploração animal em fazendas industriais e na indústria da pesca. Fundada há 21 anos nos EUA e presente no Brasil desde 2016, a Mercy For Animals atua em outros países da América Latina, no Canadá, na Índia e está expandindo operações no leste e sudeste asiático, para construir um sistema alimentar mais justo e sustentável.

Foto: Reprodução/Instagram. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias