Inema aponta 13 praias impróprias ao banho no fim de semana em Salvador; veja lista completa

redacao@aloalobahia.com

Um balanço divulgado nesta sexta-feira (13) pelo Instituto do Meio-Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) aponta que 13 praias estão impróprias para banho neste fim de semana, em Salvador.

Segundo o Inema, a balneabilidade é considerada Imprópria quando a densidade de E. coli for superior a 800 UFC/100 ml, em duas ou mais amostras, de um conjunto de cinco semanas, coletadas no mesmo local ou o valor obtido na última amostragem for superior a 2000UFC/100ml.

Mesmo apresentando baixas densidades de bactérias fecais, uma praia pode ser classificada na categoria Imprópria quando ocorrerem circunstâncias que desaconselhem a recreação de contato primário, tais como: derramamento de óleo, extravasamento de esgoto, ocorrência de maré vermelha, floração de algas potencialmente tóxicas ou outros organismos e surtos de doenças de veiculação hídrica.

No período em que o tempo estiver chuvoso, as praias podem ser contaminadas por arraste de detritos diversos, carregados das ruas através das galerias pluviais, podendo causar doenças. Além disso, é desaconselhável, ainda em dias de sol, o banho próximo à saída de esgotos, desembocadura dos rios urbanos, córregos e canais de drenagem.
 

Confira lista de praias impróprias em Salvador:

 
  • São Tomé de Paripe - Em frente à casa Vila Maria, ao lado da rampa de acesso à praia;
  • Periperi - Na saída de acesso à praia, após travessia da via férrea;
  • Bogari - Em frente ao Colégio da PM (antigo Colégio João Florêncio Gomes);
  • Pedra Furada - Atrás do Hospital Sagrada Familia, em frente à ladeira que dá acesso à praia;
  • Boa Viagem - Ao lado do forte Monte Serrat, em frente ao muro lateral da Fundação Luís Eduardo Magalhães, junto à rampa de acesso à praia;
  • Roma - Rua Prof. Roberto Correia, junto à descida de acesso à praia, fundo do Hospital São Jorge;
  • Cantagalo - Atrás das antigas instalações da FIB, Rua Agrário Menezes. Junto à rede coletora de esgotos do Bahia Azul;
  • Porto da Barra - Av. Sete de Setembro, em frente à Rua César Zama, junto à escada de acesso a praia;
  • Armação - Em frente ao Hotel Alah Mar e a Rua João Mendes da Costa;
  • Boca do Rio - Em frente ao posto Salva Vidas;
  • Corsário - Em frente ao posto Salva Vidas;
  • Patamares - Em frente ao posto Salva Vidas Patamares. Próximo ao Coliseu do Forró e Caranguejo de Sergipe;
  • Lagoa de Abaeté - Em frente à placa de fundação do parque.
 
Com informações do g1 Bahia.
 
Foto: Divulgação. Siga o insta @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias