12 Jun 2020
Ilhas de Salvador terão atendimento médico ampliado no combate à Covid-19
Em modelo semelhante ao existente na Unidade de Pronto Atendimento do Vale dos Barris, o segundo gripário, de um total dos seis que vão funcionar em Salvador, está instalado em Bom Jesus dos Passos. O serviço é voltado exclusivamente ao atendimento dos casos de moradores das ilhas que apresentem síndromes gripais, como a H1N1 e a própria Covid-19.
A estrutura vai funcionar durante todo o período da pandemia e terá, inclusive, sala vermelha para as situações mais graves, com respirador e monitor, até que o paciente possa ser transferido para um hospital. Outra iniciativa é a atuação ampliada nas USFs das três localidades, com o reforço de mais quatro equipes de Saúde da Família. Cada um dos postos também ganha sala vermelha com respirador, para a realização do primeiro atendimento de urgência.
Com investimento de R$7,1 milhões, as USFs serão geridas pela Organização Social Instituto de Assistência à Saúde e Promoção Social – Instituto Provida. O prefeito salientou que esse é um modelo inédito de atuação ampliada no atendimento básico de saúde na cidade.
“Sabemos que a demanda nas ilhas é muito maior no final de semana e feriados, inclusive porque muita gente da região metropolitana e de Salvador vêm para cá. Então, quando procurava o posto nesse período, estava fechado. Agora, passam a funcionar em regime de plantão”.



