Ilha dos Frades se destaca como destino turístico dentro da Baía de Todos os Santos

redacao@aloalobahia.com

Com suas águas calmas e profundas, a Baía de Todos os Santos - a segunda maior baía do mundo e a primeira do Brasil - abriga mais de 56 ilhas. Entre elas, Itaparica, Maré, Madre de Deus, Bom Jesus dos Passos e a paradisíaca Ilha dos Frades. Destinos perfeitos para quem quer tirar férias ou curtir um passeio sem precisar ir muito longe de Salvador. Mas apesar do seu potencial turístico, a região ainda busca um lugar de protagonismo.
 
Há mais de 20 anos, a Fundação Baía Viva, entidade sem fins lucrativos, vem atuando por meio de ações concretas e recursos próprios para melhorar a estrutura desta região, contribuindo para as requalificações urbana, social e ambiental das ilhas por ver no turismo o motor para o desenvolvimento econômico de boa parte das comunidades. “Precisamos resgatar o prestígio da Baía de Todos os Santos, que durante muito tempo ficou esquecido; poucas pessoas conhecem a importância e o destaque que teve durante o período colonial", comenta Isabela Suarez, presidente da Fundação.
 
Ilha dos Frades
Primeira a ter seus monumentos históricos recuperados e comunidades estruturadas pela Fundação Baía Viva, a Ilha dos Frades reúne 15 praias e mais de seis milhões de m² de Mata Atlântica preservada. É lá que fica o Cerimonial Loreto, complexo que reúne a Igreja de Loreto, do século XVII, completamente recuperada através de uma parceria entre a Fundação Baía Viva e os proprietários da Fazenda Loreto, e o Centro de Memória da Ilha dos Frades, que tem uma área de eventos para até 800 convidados e um casarão com 12 quartos e capacidade para acomodar até 30 pessoas, que vão viver a experiência de acordar em uma fazenda centenária.

cerimonial-loreto-alo-alo3 O Cerimonial Loreto foi criado com o objetivo de desenvolver um mecanismo de sustentabilidade para manutenção do patrimônio histórico. “Existe uma preocupação em manter um fluxo permanente de geração de emprego e de renda na Ilha. Anualmente, realizamos diversos cursos de capacitação na comunidade e, quando o espaço é alugado, toda a mão de obra é local para criar um fluxo constante de trabalho e evitar o êxodo para as grandes cidades”, afirma Karina Yacob, gestora do lugar.
 
cerimonial-loreto-alo-alo2 Ponta de Nossa Senhora do Guadalupe
Outro importante patrimônio histórico recuperado é a Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe, no extremo sul da Ilha dos Frades. Construída pelos portugueses no alto do cume da Ponta de Nossa Senhora, a edificação estava abandonada e foi restaurada em 2007. O projeto incluiu também a reconstrução de toda a escadaria que dá acesso à igreja e a instalação de um mirante.
 
igreja-nossa-senhora-de-guadalupe-alo-alo A praia da região teve seu equipamento requalificado, com a substituição das antigas barracas por novas construções mais adequadas, e ganhou também um novo píer, sanitários públicos, posto policial e um sistema de sinalização náutica que evita a aproximação de embarcações na praia e garante a balneabilidade da água.
 
Com as melhorias, foi aprovada por um júri internacional para receber a Bandeira Azul - programa criado na França em 1980 e considerado o mais importante da categoria em todo o mundo -, que contempla praias e marinas que cumprem um conjunto de 34 requisitos de qualidade socioambiental. A Bandeira Azul é outorgada pela organização não governamental Foundation for Environmental Education (do inglês FEE - Fundação para Educação Ambiental).
 
Para receber a certificação, a Fundação Baía Viva, em parceria com a Prefeitura Municipal de Salvador e apoio da comunidade local, fez um trabalho de adequações em quatro áreas principais. Educação Ambiental, Gestão Ambiental, Qualidade da Água, Segurança e Serviços.
 
Gastronomia e hotelaria
A Ilha conta hoje com cerca de seis pousadas e mais de dez restaurantes. Entre eles, o Preta, comandando por Angeluci Figueiredo. O lugar, de gastronomia especializada em frutos do mar, é frequentado por famosos e admiradores que vão à Ilha somente para provar as delícias da chef. 
restaurante-preta-alo-alo pretoca-alo-alo Em 2020, Preta inaugurou também a Pretoca Pousada, com conceito diferenciado bem ao estilo da Ilha. Com seis apartamentos aconchegantes e decoração artesanal, caracteriza-se por respeitar o tempo do cliente com opções de café, almoço e jantar sem horários preestabelecidos.

Outro destaque é a Eco Pousada Recanto da Lu, que reuniu arquitetos e designers para assinar os projetos dos seus 11 gazebos de madeira. Antigamente o local funcionava como camping, mas contou com apoio da Fundação Baía Viva para se adaptar às novas regulamentações de preservação ambiental da Ilha e tornou o negócio sustentável e não poluente.
 
Nos próximos meses, mais novidades gastronômicas aportarão na Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe. Em novembro, Juli Holler e o chef espanhol José Morchón - proprietários do badalado La Taperia, no bairro do Rio Vermelho, em Salvador, - inauguram uma versão do restaurante voltada para a cozinha de brasa.
 
Já no início do ano que vem, quem chega na Ilha dos Frades é o Restaurante Bottino, com a primorosa cozinha italiana do chef Claudio Bottino, que deve funcionar na Ilha sazonalmente em períodos de alta temporada. As obras já estão em andamento.
 
Quando ir e como chegar?
A Ilha dos Frades pode ser visitada em qualquer época do ano por quem procura sol, calor e praias de águas cristalinas. De abril a agosto, as chuvas são um pouco mais frequentes, mas nada que comprometa a viagem. De modo geral, os turistas que visitam a Ilha se programam para passar apenas um dia, mas vale investir um pouco mais de tempo e ficar por pelo menos três para explorar todas as praias e belezas do lugar.
 
Existem dois acessos para chegar na Ilha dos Frades: a partir dos Terminais Marítimos de Salvador, em embarcações privadas que podem ser alugadas. O trajeto dura, em média, 40 minutos; ou acesso terrestre até o Terminal Marítimo de Madre de Deus e travessia em barcos que podem ser coletivos ou privados, locados com antecedência com pessoas da região.

Fotos: divulgação. Siga a gente no Instagram @sitealoalobahia e no Twitter @aloalo_bahia
 

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias