15 Jul 2021

Hugo França inaugura galeria em Trancoso com exposição de obras inéditas

Gabriela Cruz

Gabriela Cruz é jornalista, ilustradora e escreve para o Alô Alô Bahia. 

Hugo França inaugura galeria em Trancoso com exposição de obras inéditas
Designer gaúcho famoso pelo reuso de árvores mortas, Hugo França inaugura sua galeria em Trancoso nesta quinta-feira (15) com a exposição “A escultura e o mobiliário”, onde dezenas de obras diferentes dialogam e refletem pontos divergentes e convergentes tendo a natureza viva como elo principal.  

O projeto da galeria foi concebido pelo próprio Hugo, que elegeu a estética brutalista - e suas formas geométricas - para estabelecer um pano de fundo tanto para a área externa, cercada pela Mata Atlântica, como para garantir a neutralidade da área interna. Com pé direito de 9 metros de altura e uma área de 300 metros quadrados, o local traz grandes vãos abertos, onde luz, ventilação e natureza interagem.
           A Galeria Hugo França começou a sair do papel no último ano, quando a usual ponte aérea São Paulo -Trancoso deixou de ser parte de sua rotina e levou o artista a fazer do destino baiano sua morada. O espaço está instalado a 10 km do Quadrado, em uma área de 50 mil metros quadrados, dos quais 20 mil são de Mata Atlântica, no entroncamento entre Trancoso, Caraíva e Porto Seguro.

Nos planos do artista estão o de oferecer um formato independente de parcerias com outras galerias para receber mostras e artistas e, no futuro, a construção de chalés que servirão de abrigo para residências artísticas. 

As visitas à Galeria Hugo França e à mostra “A escultura e o mobiliário” poderão ser feitas de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h. Sábados e Domingos, mediante agendamento. Em julho, mês inaugural, as visitas também poderão ser conduzidas pelo próprio Hugo França, com agendamento - (73) 98107-2262.

Fotos: Tomás Vianna. Siga a gente no Instagram @sitealoalobahia e no Twitter @aloalo_bahia

NOTAS RECENTES