Governos do Nordeste vão à Rússia para acelerar processo de aquisição da vacina Sputnik

Representantes do Consórcio do Nordeste desembarcaram nesta segunda-feira (19), na Rússia, com o objetivo de acelerar a importação da Sputnik V, quando a vacina for liberada no Brasil. 

Segundo a coluna de Bela Megale, em O Globo, o secretário-executivo do consórcio, Carlos Gabas, e o sub-secretário, Thiago Campos, terão reuniões com o Centro Gamaleya, estatal que desenvolveu a Sputnik V, e o Fundo de Investimento Direto Russo (RDIF), que financiou o desenvolvimento do imunizante. 

O Consórcio do Nordeste é um grupo formado pelos governos de nove estados da região Nordeste do país. “O objetivo dessas agendas é garantir condições para que, imediatamente após a liberação da Anvisa ou do STF para a importação da Sputnik V, tenhamos tudo desembaraçado para que as doses previstas para abril sejam despachadas”, explicou o governador do Piauí e presidente do Consórcio, Wellington Dias.

Um ponto que tem preocupado lideranças dos estados do Nordeste é a falta de resposta do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, sobre um acordo nacional referente à Sputnik V. 

O consórcio nordestino fechou com os russos a compra de 37 milhões de doses e colocou esses imunizantes à disposição da pasta da Saúde, para serem incluídos no Plano Nacional de Imunização (PNI). Dessa maneira, haveria uma distribuição proporcional da vacina a todos os estados do Brasil. O Ministério da Saúde não comentou a situação.

Foto: Divulgação. Siga a gente no Instagram @sitealoalobahia e no Twitter @aloalo_bahia

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias