Governo autoriza desapropriação de áreas para construção da Ponte Salvador-Itaparica

Com informações do Correio24Horas

O governador Rui Costa decretou que terrenos em Salvador e Vera Cruz fossem desapropriados para a construção da Ponte Salvador-Itaparica. A informação foi publicada na edição desta quinta-feira (7) do Diário Oficial do Estado.

O decreto prevê ainda o pagamento de indenizações e autoriza que a concessionária Sistema Rodoviário Ponte Salvador Ilha de Itaparica S.A realize “os atos administrativos e judiciais, se necessário em caráter de urgência”. As áreas desapropriadas servirão para abrigar obras de ampliação e reestruturação viária, além de construir os acessos à ponte.

O decreto está assinado por Rui Costa e pelos secretários Marcus Cavalcanti (Infraestrutura) e Carlos Mello (Casa Civil). 

A ponte

A ponte Salvador-Itaparica, com 12,4 quilômetros de extensão, terá investimento de R$ 5,4 bilhões e aporte total do Estado de R$ 1,5 bilhão. A construção será feita pelo consórcio vencedor da licitação, formado pelas empresas China Communications Construction Company (CCCC Ltd), CCCC South America Regional Company (CCCCSA) e China Railway 20 Bureau Group Corporation (CR20). De acordo com o Governo do Estado, a previsão é que as obras comecem no final de 2021 e tenha duração de quatro anos. A previsão é que as obras gerem até oito mil empregos.

A ponte contará com duas pistas, cada uma delas com duas faixas e acostamento, e ainda com um trecho estaiado de 860 metros. Após a conclusão da obra, o consórcio chinês ficará responsável pela manutenção e administração do sistema pelos próximos 30 anos.

Com expectativa de atingir um fluxo de 28 mil veículos por dia já no início da operação, a ponte, em Salvador, será acessada na região de Água de Meninos. Na Ilha de Itaparica, a cabeceira do equipamento ficará na região da Gameleira.

Ainda de acordo com o Governo do Estado, a previsão é que a ponte beneficie diretamente 4,4 milhões de pessoas na Região Metropolitana de Salvador, e indiretamente, mais de 5,4 milhões de baianos em outros 100 municípios do Recôncavo e do Baixo Sul da Bahia.  ( com informações do Jornal CORREIO).
 
Foto: divulgação. Siga o insta @sitealoalobahia
 

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias