23 Jun 2022
Goethe-Institut Salvador-Bahia inaugura programação especial de 60 anos

O Goethe-Institut Salvador-Bahia celebra 60 anos de história com uma programação especial que se estenderá até o mês de setembro. O ponta-pé da programação acontece com o o “Atemporalidades – Ciclo de Debates”, em parceria com a Universidade Federal da Bahia. O primeiro encontro será no dia 29 de junho, às 19h, no Teatro do Goethe-Institut, localizado no Corredor da Vitória, com o tema “Cultura e cidade – Quo Vadis Salvador? (Para onde vais, Salvador?)”.
Mediado pela arquiteta, curadora e professora Alejandra Muñoz, arquiteta, o papo contará com as participações do encenador e gestor cultural Márcio Meirelles, o designer gráfico e arquiteto Igor Queiroz, além do professor aposentado e historiador Francisco Senna.
Serão seis momentos de debates sobre assuntos que aparecem recorrentemente nos eventos realizados no Goethe-Institut Salvador-Bahia ao longo destes últimos 60 anos e que seguem como reflexões importantes nos tempos contemporâneos. As trocas passearão por temas como cultura, desenvolvimento urbano, inovação, diversidade, artes, literatura e relações internacionais.
Friederike Moschel, diretora do Goethe-Institut Salvador-Bahia, celebra a presença de um instituto cultural e linguístico no Nordeste do Brasil há tanto tempo. “Estamos felizes por, após os dois últimos anos pandêmicos, podermos abrir novamente o instituto para eventos emocionantes neste contexto de aniversário, celebrando com nossos amigos”, diz.
PROGRAMAÇÃO:
29 de junho:
Cultura e cidade – Quo Vadis Salvador? (Para onde vais, Salvador?), com Márcio Meirelles, Igor Queiroz e Prof. Dr. Francisco Senna (UFBA)
Mediação: Profa. Dra. Alejandra Muñoz (UFBA).
13 de julho:
Bahia e sua herança afrobrasileira, com com Prof. Dr. Ayrson Heráclito (UFRB), Geisiane Barbosa, Goya Lopes e Zulu Araújo
Mediação: Prof. Dr. Moises Alves (UEFS).
27 de julho:
Língua estrangeira no contexto da crescente globalização e do turismo, com Frank Emmerich e João Victor Oliveira
Mediação: Dra. Petra Schaeber – Cônsul Honorária da Alemanha na Bahia.
17 de agosto:
Desenvolvimento urbano e sustentabilidade, com Ivana Magalhães, André Fraga, Prof. Ms. Dilton Lopes Júnior e Luis Gaban
Mediação: Ed Santana
14 de setembro:
Uma cidade para todes – Diversidade, com Ednilson Sacramento e Keyla Sympson
Mediação: Drando. Eder Luis Santana.
21 de setembro:
Um tal teatro – Desenvolvimento dramático entre 1960 e hoje, com Prof. Dr. Raimundo Matos Leão (UFBA), Profa. Dra. Carmen Paternostro Schaffner (UFBA) e Prof. Dr. Celso Junior (UFRB)
Mediação: Dr. Aldri Antônio Alves da Anunciação.
27 de setembro:
O que vem após do Jorge Amado? Literatura no Nordeste, com Ordep Serra, Rita Santana, Itamar Vieira Junior e Luciany Aparecida
Mediação: Marielson Carvalho.
Foto: Divulgação. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias.