Goethe-Institut promove concerto beneficente na Vitória para ajudar população de Kharkiv, na Ucrânia

O Goethe-Institut Salvador-Bahia (ICBA), no Corredor da Vitória, promove na próxima sexta-feira (23), a partir das 18h30, o concerto beneficente ‘Glória à Ucrânia!’, que tem como objetivo levantar fundos para ajudar moradores da cidade de Kharkiv, uma das maiores do país europeu que está sob intenso ataque da vizinha, Rússia, há sete meses.

A apresentação contará com a participação de musicistas da Ucrânia e do Brasil, incluindo o Grupo de Cordas Dedilhadas do NEOJIBA e as cantoras líricas ucranianas Olesia Matei e Vladyslava Danyliuk, acolhidas pelo programa humanitário do NEOJIBA. 

O evento tem entrada gratuita e todo o valor das vendas e doações será transferido para ajudar crianças, pessoas idosas e com deficiência em Kharkiv para comprar comida, medicamentos e roupas. 

Uma das organizadoras do evento, a ativista da causa ucraniana Volha Yermalayeva Franco contou ao Alô Alô Bahia que além de ajudar, as pessoas que comparecerem terão a chance de conhecer melhor a rica cultura do país do leste europeu. 

“Creio que essa é uma boa oportunidade para as pessoas em Salvador conhecerem mais a cultura da Ucrânia, um país do qual não ouvíamos muito falar aqui antes da guerra em grande escala. Mas fazemos esse evento para mostrar a cultura, música e literatura, e para trazer história das pessoas ucranianas que encontraram refúgio aqui em Salvador, e mostrar como estão sendo acolhidas”, explica Volha.

Além da música, serão apresentados no concerto a poesia ucraniana e os fragmentos dos ‘Diários da Guerra’ – projeto de podcast de Daria Kolomiets com relatos de pessoas que vivenciaram a invasão, disponível em português no YouTube.

Na ocasião, os espectadores poderão adquirir lembranças (camisas, canecas, cartões, pins) com arte de Anastasiia Syvash, artista ucraniana radicada em Salvador, ou fazer qualquer doação em prol das pessoas da cidade de Kharkiv. Clique aqui para participar da campanha.


Fotos: Reprodução. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias