Gilberto Gil revela estar aconselhando Margareth em seu papel de ministra

redacao@aloalobahia.com

Ministro da Cultura entre 2003 e 2008, no governo Lula, Gilberto Gil tem sido um grande apoiador da nova Ministra da Cultura, a também baiana e cantora Margareth Menezes. Em entrevista ao jornal O Globo, o imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL) revelou estar aconselhando a atual ocupante do cargo, que chegou a ser cogitado para sua esposa, Flora, durante a transição. Segundo Gil, o convite, no entanto, nunca foi feito.

"Margareth vem me pedindo conselhos e também tem falado muito com Flora, especialmente sobre a adaptação dela à vida no Planalto. Conversamos muito sobre indicações de nomes que trabalharam conosco e que poderiam ser chamados novamente", disse Gil, que fez a ponte entre Maga e Marco Lucena, por exemplo, recém-nomeado presidente da Biblioteca Nacional.

"Sempre que formos solicitados para dar ideias ou indicar nomes de especialistas, iremos ajudar", promete o artista, que acha cedo ainda para fazer uma avaliação do Ministério da Cultura ao reforçar os "empecilhos iniciais" da ministra. Segundo ele, há muito a ser substituído, "muita coisa que estava destrambelhada no governo anterior".

Oitentões

Sobre o show no qual ele e Caetano Veloso dividem o palco no próximo dia 28 de janeiro, na programação do Festival de Verão, Gil destaca que é a primeira vez que isso acontecerá desde que viraram "oitentões". "Na fase mais exigente da vida, que é a velhice, eu e Caeatano temos diferenças muito grandes", diz, sobre o modo de encarar a vida na sua finitude. A apresentação contará com uma homenagem à amiga e companheira de estrada dos dois, Gal Costa.

Preta Gil

Ao falar das dificuldades da vida, o recente diagnóstico de uma de suas filhas, Preta Gil, com câncer no intestino, foi tema da conversa com o repórter Bolívar Torres. "Ao lado do choque e da aflição da notícia, existe a esperança natural de que a medicina tem condições claras. A Preta sempre esteve no nosso colo e agora ainda mais", determinou.

Foto: Leo Aversa. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@aloalo_bahia) e Google Notícias.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias