20 Feb 2023
Gato, simpático e fluente em quatro idiomas: conheça o policial civil que viralizou na web

Em pouco mais de 11 horas de postagem, a publicação ganhou mais de 10 mil curtidas e viralizou na internet. Para o policial que aparece no vídeo - o investigador Paulo Lima Cruz, 28 anos -, o sucesso da publicação se deve ao fato da surpresa que as pessoas têm ao verem um agente policial demonstrando habilidades outras além daquelas esperadas para o exercício da função.
"Não esperava a repercussão, confesso, mas gostei muito de ter conseguido mostrar que o agente policial é um ser humano com expressões, competências diversas e possibilidades", afirma.
Há apenas dois anos e três meses como membro da Polícia Civil da Bahia, Paulo é bacharel em Direito, ator e um apaixonado por audiovisual. Nascido em Baixa Grande, município localizado na Bacia do Jacuípe (a 252 km de Salvador), o policial diz que possui duas grandes paixões: a carreira diplomática, que o torna tão fluente em idiomas, e a atuação. "Já fiz curtas e webséries, então, quando o convite da Polícia Civil chegou, não titubeei", garante.
Antes de atuar na Delegacia de Proteção ao Turista (Deltur) de Salvador, o policial serviu em Trancoso, no sul da Bahia, e diz que a atuação na Polícia Civil nasceu da necessidade de conciliar os estudos com alguma estabilidade financeira e profissional. Paulo diz que não existe plano para realizar outras produções, mas que reconhece a importância de servir como canal facilitador entre a população e as forças da segurança pública. Nova polícia
"Uma amiga francesa que morou no Brasil deu a ideia de divulgarmos dicas de segurança para os turistas e a proposta foi acatada dentro dessa nova cultura da Polícia Civil. Gravei tudo rapidamente, no intervalo do plantão", conta.
A delegada titular da Deltur, Camila Albuquerque, reforça que a Polícia Civil, ao designar os profissionais que atuarão na área, prioritariamente, leva em conta que eles sejam fluentes em outros idiomas. "A despeito de nem todo o quadro ser composto por servidores com essa qualificação, cada plantão de investigadores que atende ao público é composto de ao menos um bilíngue, para garantir um atendimento especializado aos turistas que precisem dos nossos serviços", esclarece. Fotos: Reprodução/Redes sociais. Siga o insta @sitealoalobahia.