20 Feb 2023
Folia sustentável: Carnaval de Salvador conta com iniciativa de reciclagem

“A Limpurb acompanhou a instalação das centrais e vai contribuir com todo o suporte operacional das cooperativas. Nós disponibilizamos um caminhão por área para que seja feita a logística de retirada destes materiais do circuito e encaminhados para as sedes de cada cooperativa. Além disso, instalamos dois banheiros químicos por central, para uso exclusivo dos cooperados”, pontua Omar Gordilho, presidente da Limpurb.
Além de toda a estrutura montada para o cooperado, as centrais ainda contam com EPI´s, como botas, meião, luvas, protetor auricular, bigbag, short e camisetas para identificação. Também foram distribuídos sacos de ráfia aos catadores, de modo a facilitar a coleta pelo circuito.
“O cuidado com o destino correto dos resíduos e com a melhoria do trabalho dos catadores são elementos indispensáveis para fazer do Carnaval de Salvador o maior e o melhor para o mundo. A folia retoma completa, desde uma programação com os melhores artistas do Brasil, até uma operação de reciclagem com infraestrutura, remuneração e dados acompanhados em tempo real. Isso só é possível, porque temos a participação colaborativa de agentes como a Prefeitura de Salvador, através da Limpurb, Ambev, SOLOS e milhares de cooperados e catadores”, afirma a co-fundadora da startup SOLOS, Saville Alves.
Localização
As Centrais de Apoio ao Catadores estão situadas nos seguintes pontos dos circuitos:
Central Carlos Chiaccio (Rua Carlos Chiaccio - próximo ao módulo da PM);
Central Caixa Econômica (Rua Marques de Leão – estacionamento da caixa econômica);
Central Nau (Rua Marques de Leão – estacionamento em frente ao tapume);
ISBA (Av. Oceânica);
Central Perini (Rua Miguel Burnier – em frente ao ponto de ônibus);
Central Ladeira da Montanha (topo da ladeira da montanha – ao lado da praça Castro Alves);
Central Politeama (No início do viaduto – em frente ao Orixás Center);
Central Forte de São Pedro (descida do viaduto do Canela).