3 Mar 2023
Firmiane Venâncio toma posse como defensora-geral da Bahia

Líder de votos na consulta realizada pela classe, Firmiane foi nomeada pelo governador Jerônimo Rodrigues. Ela estará à frente da Defensoria Pública da Bahia durante o biênio 2023-2025.
Com mais de 20 anos de atuação na carreira, Firmiane é a sexta mulher a assumir o cargo mais elevado na hierarquia da DPE/BA. Antes disso, desempenhou outras diversas atribuições administrativas na estrutura da instituição, a exemplo da coordenação das Defensorias Públicas Regionais, a direção da Escola Superior da DPE/BA e a subdefensoria-geral.
Firmiane recordou sua trajetória pessoal e de atuação na carreira, em que se destaca a liderança na implementação do núcleos Especializado de Direitos Humanos – que originou a Especializada de DH – e de Defesa das Mulheres (Nudem). “Defensoras e defensores públicos, agora é arregaçar as mangas e fazer da Defensoria Pública da Bahia uma instituição melhor para quem a faz e para quem mais precisa”, conclamou.
A defensora fez questão de frisar sua atuação na pauta feminista e na defesa dos direitos das mulheres negras, indígenas e pessoas em situação de vulnerabilidade. “A chegada da Defensoria Pública nesse campo de atuação é um dos nossos melhores exemplos de como construir uma política de acesso à Justiça, talvez, por isso mesmo seja àquela que nos levou à uma premiação internacional”, disse em referência ao Prêmio Global Princesa Sabeeka Bint Ibrahim Al Khalifa para o Empoderamento Feminino.
Participaram da solenidade o vice-governador Geraldo Júnior; o prefeito de Salvador, Bruno Reis; a ouvidora geral da DPE/BA, Sirlene Assis; e a presidenta da ADEP-BA, Tereza Cristina. Completaram a mesa de honra da cerimônia o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Nilson Lage; o deputado Niltinho representando o presidente da Assembleia Legislativa; a procuradora Geral de Justiça, Norma Cavalcanti; o presidente do Conselho Nacional de Defensoras(es) Públicos Gerais, Florisvaldo Fiorentino Júnior; representando a presidência do TRE-BA, o ouvidor do Tribunal Vicente Buratto; representando a presidência da Associação Nacional das Defensoras(es) Públicos (ANADEP), Igor Raphael Santos; a presidente da OAB-BA, Daniela Borges; o defensor chefe da Defensoria Pública da União, Sérgio Goulart; o chefe do Ministério Público do Trabalho na Bahia, Luis Carlos Carneiro Filho; a corregedora geral da DPE-BA, Liliana Cavalcante; o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Felipe Freitas.
Foto: Divulgação. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias.