Fiocruz faz recomendações para evitar contaminações no Carnaval; Salvador suspende vacinação

redacao@aloalobahia.com

Especialistas do Boletim InfoGripe, projeto da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), analisaram o cenário atual da Covid-19 no Brasil e fizeram recomendações para que os foliões aproveitem o Carnaval com segurança.

O pesquisador Marcelo Gomes, coordenador do projeto que monitora síndromes respiratórias pelo país, lembra que grandes eventos com aglomeração aumentam o risco de circulação do vírus, mas não desestimula que os foliões curtam a festa. Após análise de dados, os especialistas apenas pedem que as pessoas tenham em mente as situações que oferecem maior chance de contaminação e as medidas que podem reduzi-las.

"A principal recomendação é em relação a quem está com sintomas respiratórios próximos às festas, blocos e aos desfiles. Se a pessoa está carregando o vírus da Covid-19 ou influenza (gripe), fica o alerta de evitar passar em grandes eventos", orienta Gomes.

Segundo ele, apesar de a maioria do país apresentar casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) em queda ou estáveis, a vacinação em dia segue sendo importante, inclusive no pós-Carnaval, quando é possível um aumento de casos.

Nova onda?

Nesta quinta-feira (16), foi divulgada a última edição do Boletim InfoGripe, que destaca que, embora ainda não impacte a tendência nacional, que segue em queda ou estabilidade, é possível observar um aumento de síndromes respiratórias por Covid-19 e gripe especificamente no Amazonas, nas últimas semanas. De acordo com o documento, ainda não há como saber se isso indica um crescimento que preceda uma nova onda.

Vacinação em Salvador

A campanha de vacinação contra a Covid-19 na capital baiana estará suspensa a partir desta sexta-feira (17) e será retomada na próxima quinta (23). Os locais de aplicação, público alvo e horários serão divulgados na Quarta-feira de Cinzas. Durante o Carnaval, um ponto de testagem funcionará na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) dos Barris, que funcionará até terça-feira (21), das 8h às 20h. O resultado sai em até 45 minutos.

Foto: Fabio Cunha. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias