Festival digital de pagode baiano terá video mapping na periferia de Salvador

redacao@aloalobahia.com

Levar acesso à arte e lazer sem a necessidade da internet é o objetivo do festival de pagode Mete Dança Digital. Em sua primeira edição, no Nordeste de Amaralina, o projeto utiliza como ferramenta o video mapping (mapeamento de vídeo). 

O evento ocorrerá na próxima terça-feira (15), e como forma de evitar aglomerações não será divulgado o horário. O projeto conta com trilha sonora do grupo Trapfunk&Alivio e coreografia do Coletivo Bote Fé. A direção artística é do fotógrafo e cineasta Rafael Ramos e as projeções são dos VJs Ani Haze e Caetano Britto.

Os moradores devem ocupar suas janelas, varandas e lajes para assistir a um show de luz, som e muito mete dança. As paredes das casas do Nordeste de Amaralina serão tela para performances de dança mapeadas (projeções) tendo a cultura do pagode como narrativas sonora e visual.


A linguagem do Mapping 
“Mete Dança Digital é um festival de pagode baiano, mas utiliza a linguagem do mapping para tornar a arte acessível aos moradores da periferia, incluindo quem não tem acesso à internet. E ainda, sem precisar abandonar o isolamento social, em tempos de pandemia”, afirma o idealizador do projeto, Ismael Fagundes.

A técnica consiste na projeção de vídeos em objetos e superfícies irregulares, como fachadas de edifícios. O Mete Dança Digital pretende levar para áreas periféricas de Salvador a experiência do mapping, a fim de descentralizar essa técnica e tornar as paredes das casas cenários para as projeções. 

O Mete Dança Digital foi contemplado pelo Prêmio Anselmo Serrat de Linguagens Artísticas, da Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura Municipal de Salvador, por meio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, com recursos oriundos da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal.

Serviço
O quê: Festival Mete Dança Digital
Quando: 15 de junho (horário não divulgado como forma de evitar aglomerações)
Onde: Nordeste de Amaralina, Salvador, BA
Como: Através de projeções mapeadas - Video Mapping


Foto: Divulgação. Siga a gente no Instagram @sitealoalobahia e no Twitter @aloalo_bahia.

NOTAS RECENTES