Festas de tradição religiosa marcam calendário de eventos em janeiro na capital baiana

Janeiro chegou e, junto com ele, as celebrações de tradição religiosa do povo baiano, que dão continuidade ao calendário de eventos de Salvador na estação mais quente do ano. Somente neste primeiro mês, os soteropolitanos vão contar com quatro festividades de cunho religioso, que não deixam de ter o lado profano e, mescladas às paisagens naturais e arquitetônicas da capital, devem atrair baianos e turistas. Entre os destaques estão a Folia de Reis e a tradicional Festa do Bonfim.

Celebrada no dia 6 de janeiro, no bairro da Lapinha, a Folia de Reis, Reisado ou Festa de Santos Reis relembra e comemora a visita dos três reis magos ao menino Jesus, quando levaram incenso, ouro e mirra. A festa foi trazida ao Brasil pelos colonizadores portugueses e se tornou uma das mais tradicionais de Salvador.

Considerada a maior festa popular de tradição religiosa da capital baiana, a Festa do Bonfim será realizada no próximo dia 17, na Cidade Baixa. Nesse dia, o sincretismo entre as tradições católicas e do candomblé tomam conta do espetáculo.

Foto: Max Haack Secom PMS. Siga o insta @sitealoalobahia.
 

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias