Festa tradicional do interior baiano, Lavagem de Irará volta ser realizada neste fim de semana

Uma das festas mais tradicionais do interior baiano, a Lavagem de Irará voltará a ser realizada este ano. Marcada para os dias 27 a 30 deste mês, a centenária celebração da padroeira da cidade, Nossa Senhora da Purificação dos Campos, deve reunir centenas de visitantes.

A programação começa às 16h do primeiro dia com o cortejo saindo com a Charanga de Irará da frente à casa de Mãe Melânia, senhora que durante muitos anos comandou os festejos,  com as baianas segurando potes de flores e água de cheiro. Manifestações culturais da região participam do desfile em direção à igreja no centro da cidade, onde as escadas e o adro são lavados.

Shows gratuitos 

Os Festejos Populares de Irará também promovem uma ampla programação musical. Entre os principais nomes estão Escandurras e Tayrone (sexta), Parangolé e Oh Polêmico (sábado), Adão Negro e Lá Fúria (domingo), e Saulo (segunda).

Sobre a festa

Irará fica a cerca de 137Km de Salvador, tem pouco mais de 25 mil habitantes e sedia uma das festas mais importante da região há mais de 100 anos. O evento sempre realizado na última sexta-feira de janeiro e atrai milhares de fiéis e turistas. A Filarmônica 25 de Dezembro, que em 2023 completa 69 anos, é motivo de orgulho para a cidade e dela saem os músicos que formam a Charanga de Irará.

Mãe Melânia, que já faleceu e passou o estandarte para Maria Helena, foi uma mulher negra, parteira e líder religiosa, Ministra Extraordinária da Eucaristia, muito conhecida e respeitada. Ela foi a segunda porta-bandeira da lavagem, herdando o estandarte da lavagem que era de Sinhá Inácia.

Foto: Marcílio Cerqueira. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias