4 Dec 2022
Após dois anos, festa de Santa Bárbara volta a ser realizada e reúne fiéis no Centro Histórico de Salvador; veja fotos
Após dois anos acontecendo de maneira restrita devido à pandemia, a Festa de Santa Bárbara retornou ao seu formato tradicional neste domingo, 04 de dezembro. Realizada pela Irmandade do Rosário dos Pretos, com apoio do Centro de Culturas Populares e Identitárias da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, a celebração de cerca de 380 anos é Patrimônio Cultural Imaterial da Bahia, registrado pelo Instituto do Patrimônio Artística e Cultural.
Milhares de pessoas participaram da celebração, que começou com Missa Campal no Largo do Pelourinho. Os devotos seguiram a tradição e vestiram roupas vermelhas e brancas.
A Festa de Santa Bárbara abre o calendário de festas populares da Bahia, apresentando características como o sincretismo religioso, por reunir fieis de diversas religiões, especialmente do catolicismo e do candomblé, que a identifica com Iansã; e o contraste entre o sagrado e profano, quando ao final das manifestações religiosas todos se reúnem para o samba.
Esse ano, com a flexibilização das medidas e também maior cobertura vacinal, apesar do aumento dos casos da doença, a festa foi mantida, porém o desfecho no quartel dos Bombeiros, na Baixa dos Sapateiros, foi cancelado.
O dia de Santa Bárbara também abre o calendário de festas populares na Bahia, com encerramento no Carnaval de Salvador.
Veja fotos: Fotos: Max Haack/Ag. Haack. Siga o insta @sitealoalobahia.