Fernanda Montenegro seleciona obra de importante pintor baiano para mostra no Rio; saiba mais

José Mion é jornalista, assessor de imprensa, apaixonado por Gastronomia e escreve para o Alô Alô Bahia.

Convidada para ser uma das curadoras da mostra "Alegria Aqui é Mato - 10 Olhares Sobre a Coleção Roberto Marinho", que será inaugurada na Casa Roberto Marinho, no Rio de Janeiro, no dia 11 de dezembro, Fernanda Montenegro escolheu apenas uma obra do acervo do instituto, a de um baiano. A atriz, aos 93 anos, escolheu a tela "O Equilibrista" (abaixo), do pintor Genaro de Carvalho (1926-1971), para compor a nova exposição.
 
Outras 9 personalidades do cinema, música, teatro, design e arquitetura foram convidadas para a curadoria da mostra, entre elas Paulinho da Viola e Adriana Calcanhoto. Dentre as obras selecionadas, além da de Genaro, estarão pinturas de José Pancetti, Heitor dos Prazeres, Di Cavalcanti, Iberê Camargo, Antonio Bandeira e Raimundo Castro Maia.
 
HfkPM7t.md.jpg
Em tempo, o Instituto Casa Roberto Marinho, enquanto ainda residência do jornalista carioca, já abrigava manifestações como peças de teatro, apresentações musicais e saraus literários. A casa foi construída em 1939, quando foi dado início à coleção de arte especializada em modernismo brasileiro. Desde o começo, o proprietário queria que o imóvel, além de abrigar sua família, propiciasse a realização de eventos culturais e sociais. Atualmente, é dirigido por Lauro Cavalcanti.
 
Foto: Paulo Belote/TV Globo. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias