Feira do Livro Infantil de Salvador terá 40h de programação gratuita em outubro

redacao@aloalobahia.com

Como falar da preservação ao meio-ambiente de forma leve e atraente? A 2ª Feira do Livro Infantil de Salvador (FLIS) transformou esse desafio em 40 horas de programação gratuita com participação de autores, conversas literárias, saraus, oficinas, contação de histórias, apresentações de teatro, música e intervenções artísticas. 

Auritha Tabajara, Rafaela Ferreira, VJ Suave, Lilica Rocha, Emília Nuñez e Cássia Vale com o Sarauzinho da Calu estão na programação do evento que acontece de 12 a 15 de outubro, na Praça Central do Shopping Barra.

Sustentabilidade e proteção ambiental ganham atmosfera lúdica e tecnológica na FLIS. A roda de conversa com Auritha Tabajara é um exemplo: primeira mulher indígena a publicar livros em cordel no Brasil, a escritora natural de Ipueiras, no Ceará, traz uma proposta de atividade divertida com dança, contação de histórias, cordel e brincadeiras indígenas.

Já a instalação Floresta Encantada, do duo paulista VJ Suave, convida as crianças a entrarem no universo da Floresta Amazônica de forma interativa. Na oca de realidade virtual, os pequenos têm contato com onça, personagem indígena e toda a diversidade da fauna e flora brasileira.

Outra atração que aproxima o público do universo dos povos originários é a Cia. Cazumbá das Máscaras, com o espetáculo cênico-musical Lá Dentro da Mata Tem. A partir da técnica de animação de objetos, o grupo abre para adultos e crianças as portas do universo imaginário dos saberes da mata.

E por que não colocar a mão na massa para entender mais sobre meio ambiente? Essa é a proposta da oficina Meu Boneco Ecológico, da artista plástica e arte-educadora Annia Rizia. A partir do cultivo de um boneco feito com alpiste e serragem, ela propõe despertar a curiosidade e o interesse do público infantil para o desenvolvimento das plantas.

“Temos que educar as crianças para as questões que nos afligem. A proteção ao meio ambiente e aos povos originários são temas com muita importância. O aquecimento global vai trazer, no futuro, grandes consequências para a Humanidade. Quem pode reverter esse cenário? As crianças. Precisamos educá-las a olhar para a preservação do meio ambiente, para que tenhamos um mundo onde ele seja a solução”, destaca o idealizador da FLIS e pai de gêmeos, Igor Cayres, também produtor do Percpan.

Corpo gordo em pauta
Para além da sustentabilidade nas florestas e o combate ao aquecimento global, outros temas importantes entram em pauta, como a gordofobia na infância. As questões do corpo gordo ganham voz com a atriz e educadora carioca Rafaela Ferreira, que atualmente está em “Poliana Moça”, no SBT, já passou pela TV Globo, em “Malhação ID”, e pela Record, em “Rebelde”. Prestes a lançar um livro, Rafaela participa de um bate-papo na FLIS com o ator e escritor Deko Lipe e a jornalista Naiana Ribeiro.

“A mensagem que trago para pais, mães e todos os agentes participantes do desenvolvimento infantil é que tenham uma escuta maior, um olhar atento. Deixem suas crianças conectadas por um livro, alimentem a ação de opinar, de escutar e tragam elas para colocar a mão na ‘massa’, na natureza. O livro é a melhor maneira de trazer a liberdade da imaginação e da criatividade”, convida a curadora da FLIS, Julia Barros.

A Segunda Edição da Feira do Livro Infantil de Salvador - FLIS é viabilizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura com patrocínio da Suzano, Oxiteno, Vulcabras, Bic e Sotreq, e tem realização da PercPan, Secretaria Especial da Cultura e do Governo Federal.



Serviço
O quê: 2ª Feira do Livro Infantil de Salvador
Quando: de 12 a 15 de outubro, das 10h às 22h
Onde: Praça Central do Shopping Barra
Entrada gratuita
Informações: https://flis.art.br e @flisoficial.


Fotos: Divulgação. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@aloalo_bahia) e Google Notícias.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias