Feira das Mulheres Negras será realizada no Rio Vermelho

redacao@aloalobahia.com

A Feira da Sé, organizado pelo Instituto ACM, e a Feira das Mulheres Negras realizarão, em parceria, a Feirinha Tradicional de Artesanato do Recôncavo e Salvador, produzido por artesãs tradicionais oriundas de  comunidades quilombolas, de terreiros e bairros periféricos do Recôncavo e também de Salvador. 

O evento, que será realizado nesta quarta-feira (29), das 9h às 21h, na Rua Fonte do Boi, no bairro do Rio Vermelho, contará com apoio do Instituto ACM, que já vem fortalecendo o artesanato através das edições da Feira da Sé, na capital, e que a partir deste encontro estará interiorizando suas ações e fortalecendo o importante legado que representa o artesanato do Recôncavo da Bahia.

Quem for à feira poderá encontrar opções diversas de artigos artesanais com técnicas diversas. São cestarias em cipó, artesanato em chita e bordados, pontos de bainha aberta e bolsas recicladas, além de renda de técnicas variadas; peças utilitárias e decorativas, como a cerâmica, objetos trançados em fibras naturais de bananeira, cipós e palmeiras, pintura e entalhes em madeira, renda de bilro, bordado em barafunda e richelieu, xilogravura e arte em tecido e retalhos.

“A Feira de Mulheres Negras é uma iniciativa de grande importância, na medida em que reúne o resgate e a manutenção das nossas tradições culturais, materializadas pelas mãos de mulheres talentosas e empreendedoras, valores estão totalmente alinhados com a missão do Instituto ACM de fomentar e dar visibilidade ao nosso patrimônio material e imaterial no estado da Bahia. Dessa forma, é uma grande alegria podermos viabilizar essa parceria”, avalia Claudia Vaz, diretora executiva do IACM. 

Idealizado e coordenado pela socióloga Consuelo Gonçalves, a Feira das Mulheres Negras é um empreendimento que, desde 2016, desenvolve suas atividades nas cidades de Cachoeira e Salvador, já tendo realizado 15 edições, com participação de 150 empreendimentos majoritariamente de mulheres negras oriundas das comunidades tradicionais e periféricas. 

O QUÊ: Feirinha Tradicional de Artesanato do Recôncavo e Salvador
QUANDO: 29 de dezembro 2021 
ONDE: Rua Fonte do Boi, Rio Vermelho, Salvador.
HORA: Das 9h às 21h.
IMPORTANTE: HAVERÁ COLETA DE DONATIVOS PARA AS VÍTIMAS DAS ENCHENTES DO SUL DA BAHIA (Alimentos não perecíveis, roupas, água mineral, roupas de cama). 

Foto: Divulgação/IACM. Siga a gente no Instagram @sitealoalobahia e no Twitter @aloalo_bahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias