Exposição virtual aborda manifestações da população negra em Salvador

redacao@aloalobahia.com

O site e a exposição virtual Memórias de Resistências Negras, do Arquivo Afro Fotográfico Zumví, já estão disponíveis para visitação por meio do site www.zumvi.com.br. O acervo registra, há cerca de 30 anos, as manifestações do movimento negro e o cotidiano dos afrodescendentes em diversas temáticas e contextos populares.
 
A exposição virtual disponibiliza 55 imagens que abordam temas de importantes momentos da história e trajetórias do movimento negro: Militantes Falecidos do Movimento Negro Unificado (MNU), Nelson Mandela na Bahia, Política de Ações Afirmativas, Grupo de Mulheres MNU, Manifestação Contra Intolerância, Quilombo Rio das Rãs, Marcha Contra o Genocídio do Povo Negro e Três Grandes Pautas. O nome - “Zumvi” – foi criado a partir de “Zum”, da lente, e “VI”, do olho. “É a capacidade da lente Zum de buscar a realidade que está longe, para perto”, pontua o projeto.
 
O Zumví é um dos projetos contemplados pelo Prêmio Anselmo Serrat de Linguagens Artísticas, da Fundação Gregório de Mattos (FGM), por meio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, com recursos oriundos da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal.
 
Foto: Divulgação. Siga o insta @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias