Exposição ‘O Sertão Imaginário e seus Habitantes’, de D’Cardel, estreia no Forte da Capoeira

redacao@aloalobahia.com

A exposição ‘O Sertão Imaginário e seus Habitantes, do multi-artista baiano, Danilo Cardel (D’Cardel), será aberta nesse sábado (8) na Galeria do Forte Santo Antônio Além do Carmo, mais conhecido como Forte da Capoeira, onde permanece até o dia 11 de novembro. A entrada é gratuita e, no dia da abertura, permanecerá à disposição do público até as 17h.

Em sua obra, D’Cardel retrata o imaginário de um Sertão fantástico, inspirado nas suas origens familiares, fazendo uso de material seco, aquarela e diversas formas gráficas. 

O artista, que é formado na Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia (UFBA), adotou a assinatura do povo sertanejo em seu trabalho através de personas como o sertanejo, o vaqueiro, o andarilho, o sanfoneiro, além de elementos como o carro de boi, entre elementos do vasto sertão. 

Perfil
Multi-artista baiano, nascido em Salvador em agosto de 1996, D’Cardel agrega muito da origem caipira de sua família materna e ainda mais das origens sertanistas e andarilhas de sua família paterna em suas obras, seja de forma gráfica, em material seco, seja em aquarelas.


Seu aprendizado em desenho e pintura foi ainda aos 14 anos, no ateliê do mestre Hector Valdez. Quando entrou para a Escola de Belas Artes, Danilo Cardel abriu seu leque de ideias para além do usual. Retratando em sua obra o imaginário de um sertão fantástico, bem menos árido em seus tons de ocre, vermelho rubro e alaranjado, ele se fixa em um personagem solto no espaço, por vezes acompanhado, por vezes solitário, mas quase sempre sem cenário definido, como se esperasse que o ar ressequido do sertão preenchesse o fundo.

O Sertão profundo brasileiro é seu foco de pesquisa, não somente pela questão estética, mas também pela história de sua família, tanto paterna quanto materna, em dois distintos lugares brasileiros, mas que ainda assim dividem o nome honrado de Sertão.
 

Serviço
O quê: Exposição ‘O Sertão Imaginário e seus Habitantes’, de D’Cardel, com quadros e ilustrações.
Quando: Horário de visitação das 9h às 12h e das 13h30 às 17h30, de segunda a sábado, entre 8 de outubro e 11 de novembro de 2022.
Onde: Galeria do Forte de Santo Antônio Além do Carmo – Forte da Capoeira, Santo Antônio Além do Carmo, Centro Histórico de Salvador.


Foto: Divulgação. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias.

NOTAS RECENTES