Evite filas: vacinação contra gripe via drive-thru é feita em quatro pontos da cidade

Uma das estratégias especiais montadas pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) para a campanha nacional de vacinação contra a gripe, a aplicação das doses a idosos maiores de 60 anos através de esquema drive-thru – dentro do próprio veículo –, pode ser realizada em quatro localidades da cidade. A ideia é evitar a aglomeração deste público, considerado de risco em relação ao coronavírus, nos postos de saúde, além de oferecer mais conforto e segurança. Portanto, caso haja fila em um dos locais que realizam o serviço, a orientação é se dirigir a outro ponto.
 
A aplicação das vacinas contra a Influenza através de drive-thru acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no 5º Centro de Saúde Clementino Fraga, nos Barris; Arena Fonte Nova, em Nazaré; Centro de Convenções de Salvador, na Boca do Rio; e na Escola Bahiana de Medicina, em Brotas. A quantidade de pontos deve ser ampliada pela SMS.
 
A imunização também ocorre nas 146 salas de vacina presentes nas unidades básicas de saúde, também de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Nestes locais, assim como os idosos, trabalhadores de saúde como enfermeiros, higienizadores, condutores de ambulância e demais profissionais que atuam diretamente no setor também estão sendo imunizados neste primeiro momento.
 
Calendário - A vacinação para pessoas a partir de 60 anos ocorrerá de acordo com o seguinte calendário. Até sexta-feira (27), serão imunizados idosos nascidos em janeiro, fevereiro e março. De segunda-feira (30) até o próximo dia 3, é a vez dos nascidos em abril, maio e junho. Dos dias 6 a 10 de abril, o imunobiológico será aplicado aos nascidos em julho, agosto e setembro. Por fim, a vacinação para os nascidos em outubro, novembro e dezembro acontece nos dias 13 a 17 de abril.
 
A campanha de vacinação contra a influenza seguirá até dia 22 de maio, sendo 9 de maio o dia “D” de mobilização nacional. A vacina estará disponível em três fases para os grupos prioritários. Depois dos idosos (a partir de 60 anos) e trabalhadores de saúde, serão imunizadas as puérperas (mulheres que ganharam bebê nos últimos 45 dias), jovens de 12 a 21 anos de sob medidas socioeducativas e professores, além de portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.
 
Coronavírus - Embora não seja eficaz contra o coronavírus, a vacinação contra a Influenza é essencial neste momento de pandemia. Um dos motivos é porque a imunização facilita um eventual diagnóstico para o Covid-19, já que os sintomas são parecidos. A dose ainda minimiza o risco de coinfecção, que é quando dois vírus diferentes atacam juntos uma mesma pessoa, fator que contribui significantemente para o risco de complicações e morte. 
 
A coordenadora de Imunização da SMS, Doiane Lemos, reforça que, ao proteger a população contra a gripe, menos gente necessitará de hospitalização, o que ajuda o sistema de saúde a reservar esforços em outras demandas, sobretudo nesse momento em que os casos de infectados pelo novo coronavírus ainda crescem.
 
Foto: Valter Pontes/Secom. Siga o insta @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES