Estudo sobre técnica pioneira do Hospital Ana Nery é destaque em revista científica

redacao@aloalobahia.com

Um estudo científico sobre a técnica pioneira desenvolvida pelo Hospital Ana Nery para tratamento endovascular dos aneurismas e dissecções do arco aórtico foi publicado na Journal of Endovascular Therapy, uma das mais importantes revistas na área da cirurgia endovascular do mundo.

O tratamento endovascular é uma área da cirurgia vascular, na qual são utilizados cateteres, guias, balões, stents entre outros equipamentos de forma minimamente invasiva. O estudo do Ana Nery, liderado pelo cirurgião vascular e endovascular André Brito, desenvolveu uma técnica pioneira que permite a realização deste tipo de procedimento sem que os fios utilizados no tratamento enrolem entre eles, um problema enfrentado por cirurgiões de todo o mundo.

A técnica usa um protótipo de cateter com dois lúmens paralelos para posicionar fios-guia nos ramos supra-aórticos. Isso permite a introdução e o avanço do dispositivo com os vasos alvo já pré-canulados. A endoprótese é avançada até o arco aórtico sem torção ou enrolamento dos fios.

De acordo com André Brito, a área do arco da aorta, região que fica no tórax e emite ramos para vasos do cérebro e membros superiores é uma área de difícil tratamento endovascular. Com a nova técnica, esse tipo de tratamento é facilitado.


Foto: Reprodução. Siga a gente no Instagram @sitealoalobahia e no Twitter @aloalo_bahia
 

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias