Estrutura é achada em escavação de obra em Salvador e prefeitura investiga se é parte de teatro do século XIX

A estrutura de uma construção antiga foi encontrada durante escavações para a realização de obras na região da Praça Castro Alves, em Salvador, e a prefeitura da capital baiana investiga se ela pertencia ao Teatro São João, fundado no século XIX.
 
De acordo com Claúdio Tinoco, secretário de Cultura e Turismo de Salvador, a estrutura foi identificada em meados deste mês e se assemelha com uma fonte. A suspeita é que ela seja um chafariz que pertencia ao Teatro São João.
 
“Os indícios levam para essa possibilidade. A estrutura aponta uma relação com o Teatro São João. Nós fizemos uma reunião na segunda-feira (23), e ficou essa vinculação, essa sugestão. Por outro lado, a arqueologia ficou de estender os estudos, através de bibliografia, visando investigar a vinculação, comprovar a relação. Pela estrutura, tudo indica que seja uma fonte que pertencia ao teatro. Além disso, tem uma formação de uma escadaria, que estaria no entorno dessa fonte", nos disse.
 
Teatro São João
Inaugurado em 13 de maio de 1812, no aniversário do Príncipe Regente Dom João VI, o Teatro São João da Bahia foi o primeiro grande teatro de ópera do Brasil. Ele foi o quarto teatro público da Bahia e estima-se que tinha capacidade para até 2 mil pessoas. Apesar da importância, a estrutura foi destruída durante um incêndio que ocorreu em 1923.
 
Antes disso, ainda em 1881, o largo ao entorno do teatro se tornou a Praça do Poeta, em homenagem ao poeta Castro Alves. O monumento a Castro Alves, no entanto, só foi inaugurado em 6 de julho de 1923, meses depois do incêndio que destruiu o teatro.
 
Foto: Divulgação. Siga o insta @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES