Esposa de Rui Costa chora em sabatina na Bahia: 'Desqualificada por ser casada com ex-governador'; veja vídeo

redacao@aloalobahia.com

Aline Peixoto, esposa de Rui Costa, ministro da Casa Civil do governo de Luiz Inácio Lula da Silva, se emocionou durante sabatina no para o cargo de conselheira no Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia, na manhã desta segunda-feira. Ao discursar para os deputados estaduais na Assembleia Legislativa da Bahia, a enfermeira de formação falou sobre as críticas de que foi alvo por concorrer ao cargo mesmo sendo casada com o ex-governador do estado.

"Já faz algumas semanas que, quando o meu nome foi colocado para apreciação da Assembleia Legislativa como postulante ao cargo de conselheira do Tribunal de Contas, passei a ser alvo sistemático de uma série de ataques. Críticas são normais na democracia e eu as aceito naturalmente, ainda que discorde delas. O problema maior é que muitas dessas críticas foram de cunho pessoal, verdadeiras agressões a uma mulher, tentando me desqualificar apenas por eu ser casada com o ex-governador da Bahia e atual ministro da Casa Civil, Rui Costa", falou Aline Peixoto, que neste momento se emocionou e foi aplaudida pelos parlamentares.

HWwLWLF.md.jpg
Durante sua fala, Aline citou também sua trajetória como gestora pública em unidades de saúde do estado, lembrando que foi assessora especial da Secretaria de Saúde da Bahia entre 2012 e 2014, tendo depois assumido a presidência das Voluntárias Sociais da Bahia de 2015 a 2022. A entidade é presidida sempre pela primeira-dama do estado.
 

"Toda a minha trajetória de vida, toda a minha experiência como gestora pública, todo o trabalho social que desenvolvo há décadas foi desconstruído. Tentaram apagar a minha história. Tenho orgulho do meu marido e da história que construímos e é o que me dá forças para superar as injustiças", acrescentou, afirmando ainda que usaram sua indicação para o cargo como "disputa política".

Informações do Portal da Transparência do governo baiano mostram, no entanto, que a enfermeira permaneceu na Secretaria de Saúde mesmo após o marido assumir o governo, em 2015. Há registros de diárias pagas pela pasta a Aline até o ano de 2019. A última delas no valor de R$ 513, em 14 de outubro de 2019, descrita como "pagamento de diária de servidor". A unidade orçamentária é o "Fundo Estadual de Saúde".

A relatora do processo de candidatura de Aline Peixoto para O TCE-BA, a deputada estadual Ivana Bastos (PSD), defendeu o nome da ex-primeira-dama do estado para o cargo.

" A indicada preenche os requisitos e predicados formais para exercer a vaga de conselheira do Tribunal de Contas, destacando-se sua conduta honesta, ilibada e atuação ética nos cargos que ocupou durante sua vida de gestora pública no estado da Bahia por cerca de 15 anos", destacou a deputada.

A candidatura de Alixe Peixoto foi aprovada em votação que aconteceu logo depois da sabatina. Ela disputa a preferência dos deputados estaduais com Tom Araújo (União), ex-deputado, que será sabatinado ainda nesta segunda, a partir das 14h30.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Com informações do jornal O Globo. 

Foto: Mari Leal/CORREIO e Divulgação. Siga o insta @sitealoalobahia

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias