ESG: Saiba como adotar práticas mais sustentáveis na sua empresa

redacao@aloalobahia.com

O levantamento anual realizado pela companhia Deloitte, em parceria com o Instituto Brasileiro de Relações com Investidores, aponta que 74% das empresas com ações na Bolsa planejam aumentar o orçamento destinado à ESG para este ano, indicando uma crescente preocupação do meio empresarial com os impactos ambientais, sociais e de governança que os seus produtos e gestão podem gerar.

Considerada uma das principais tendências do momento entre as empresas, o modelo ESG tem trazido uma oportunidade de aprimoramento dos negócios no âmbito da sustentabilidade. Confira algumas práticas de ESG que podem ser aplicadas e fazer a diferença nas empresas

 
Opções sustentáveis


Algumas medidas, desde as simples até mais complexas, podem agregar valor sustentável aos serviços e produtos. Entre algumas práticas, estão o uso de embalagens recicláveis, pagamento justo aos colaboradores, entre outros.
 
Política de carbono zero

Com o objetivo diminuir as emissões de gases responsáveis pelo efeito estufa, a política de carbono zero tem se tornado tendência no meio empresarial. Na prática, o carbono zero funciona como uma espécie de crédito, onde uma empresa calcula a queima de gases do efeito estufa gerada em seu processo de produção e realiza ações para neutralizar.

Diversidade e inclusão

Além da preocupação com os impactos no meio ambiente, o ESG também está relacionado com a responsabilidade social das empresas. Com isso, a promoção da diversidade, seja relacionado a inclusão de pessoas pretas, mulheres, LGBTQIA, indígenas, ou PCDs, irá contribuir para que a empresa potencialize seu impacto na sociedade, trazendo ideias e soluções mais inovadoras.

Energia limpa

A produção de energia limpa está em crescimento no Brasil, de acordo com dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica. Adotar o uso desse tipo de energia contribui para que as empresas diminuam seu impacto no aquecimento global.

Relacionamento com a comunidade

Gerar um impacto positivo para a comunidade ao redor também deve estar entre as preocupações das empresas. Além de investimentos em projetos sociais que gerem renda e capacitação da população, por exemplo, é importante que as empresas também estejam atentas ao impacto gerado pela sua produção em questões como o descarte adequado de resíduos.


Com informações da revista Exame

 
 

NOTAS RECENTES