Escola Concept estimula autonomia dos estudantes nos anos finais do Ensino Fundamental

redacao@aloalobahia.com

Escola Concept está atenta ao todas as etapas de ensino pelas quais seus alunos passam e, em particular, ao período que compreende do 5° ao 9° ano. Esta época é marcada pela transição da infância para a adolescência, quando o estudante precisa adotar uma postura mais consciente e madura em relação ao seu aprendizado e comportamento. 
 
Para que essa transição seja a mais completa possível, a Concept desenvolveu um método de estímulo à autonomia dos estudantes através de uma abordagem reflexiva em cada etapa do processo de aprendizado, fundamentada por pesquisas internacionais. Uma delas é a dos "Hábitos da Mente", que listou 16 características essenciais para o sucesso, como "pensar com flexibilidade", "encontrar humor" e "controlar a impulsividade". 
 
escola-concept-ensino-fundamental-alo-alo-3

Na Escola Concept também é cultivada a Cultura do Pensar, com rotinas para tornar o raciocínio visível, crítico e aberto a múltiplas perspectivas. Essa abordagem teve origem no famoso grupo Project Zero de Harvard, o mesmo que trouxe ao mundo a ideia da inteligência emocional.  "Essas metodologias nos apoiam para desenvolver um trabalho socioemocional lado a lado com a aquisição de conteúdos", diz a educadora de Português do 6° ano da Escola Concept Salvador, Ana Flávia de Schuller Carvalho

Outra iniciativa da instituição de ensino é integrar conteúdos dos diferentes componentes curriculares, como Matemática e Ciências, por meio de projetos únicos trimestrais. Ao terminá-los, os estudantes são desafiados a apresentar um produto final em um grande evento, o Festival of Learning.
 
Além disso foram inseridas no currículo aulas pouco comuns como "Pathways", "TED-Ed/oratória", "Metacognition"e "Design Thinking". "Todas têm em comum o foco no desenvolvimento da autonomia do estudante, que descobre mais sobre o que gosta e como quer impactar o mundo", afirma Nadja Valente, diretora geral da Escola Concept Salvador.   

escola-concept-ensino-fundamental-alo-alo-2
 
Uma forma de visualizar o aprendizado dos estudantes é pela construção de um projeto. Os estudantes percorrem todas as etapas, desde a escolha do tema até a forma de apresentá-lo na prática, seja por meio de um protótipo, uma apresentação cultural, um aplicativo, uma campanha filantrópica, entre outros. 
 
Neste semestre, os estudantes do 6° ano se inspiraram na Idade Média, em como essa era marcou a transição em diversos campos: cultural, político, social, econômico, geográfico, entre outros e descobriram quais as transformações continuam influenciando o presente 
 
Outras características do ensino da Concept que contribuem para o melhor aprendizado dos estudantes: turmas reduzidas com até 25 alunos por sala; currículo bilíngue, sendo inglês o idioma oficial; 80% de professores com doutorado e/ou mestrado e currículo internacional; 166 estudantes premiados de eventos e feiras internacionais em 2021.

Agenda uma visita: www.escolaconcept.com.br/visitas.

Fotos: Divulgação. Siga o insta @sitealoalobahia.
 

NOTAS RECENTES