Entrevista: Jadelson Andrade revela como o Hospital da Bahia se preparou para a pandemia do coronavírus

O médico cardiologista e superintendente do Hospital da Bahia, Jadelson Andrade, também está empenhado no combate ao novo coronavírus. “Desde o início do primeiro caso no Brasil e na Bahia, a Diretoria do Hospital da Bahia criou um Comitê de Gerenciamento da Covid-19. Este comitê desenvolveu diversas ações com objetivo de proteger colaboradores e pacientes. O objetivo destas ações foi, desde o início, tornar o Hospital da Bahia uma instituição segura para todos”, nos disse Andrade.
 
 
Abaixo, a entrevista que ele concedeu ao Alô Alô Bahia!
 
 
Alô Alô Bahia - Como o Hospital da Bahia se preparou para a pandemia do coronavírus?
 
 
Jadelson Andrade- Desde o início dos primeiros casos no Brasil e na Bahia, a diretoria do Hospital da Bahia criou um Comitê de Gerenciamento da COVID-19. Este comitê desenvolveu diversas ações com objetivo de proteger colaboradores e pacientes. O objetivo destas ações foi, desde o início, tornar o Hospital da Bahia, uma instituição segura para todos. Dentre as medidas adotadas:
  1. Foi criado na emergência um setor individualizado para atendimento aos pacientes com queixas de febre, tosse, falta de ar e coriza. Os pacientes com estas queixas são direcionados para um atendimento exclusivo e individualizado desde a emergência, por profissionais treinados e com uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI).
  2. Todos os pacientes com queixas clínicas consistentes são testados de acordo com o protocolo da instituição.
  3. Os casos com indicação médica de internação hospitalar são direcionados para uma unidade individualizada dentro do hospital com equipamentos de UTI, onde são acompanhados por profissionais qualificados e em uso de EPIs de acordo com protocolos internacionais.
  4. Todos os colaboradores do corpo funcional e de assistência do Hospital da Bahia obrigatoriamente fazem uso de máscaras de proteção.
  5. As visitas aos pacientes internados com infecção por coronavírus estão proibidas. As informações são prestadas através de boletins médicos por telefone e de forma virtual.
  6. As visitas aos demais pacientes internados por outras condições estão restritas.
  7. A higienização de todos os setores do hospital, inclusive elevadores, foi ampliada.
  8. A partir do início da próxima semana todas as visitas dos demais pacientes deverão estar obrigatoriamente com uso de máscaras.
  9. Protocolos assistenciais foram criados e rigorosamente implementados pelo Comitê de Gerenciamento da COVID-19 do Hospital da Bahia, coordenado pelo Superintendente Médico Executivo Dr. Marcelo Zollinger.
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     

     

Foto: divulgação. Siga o insta @sitealoalobahia.
 

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias