Entre os 10 bancos mais rentáveis no mundo, 4 são brasileiros

redacao@aloalobahia.com

Um estudo feito em 2021 sobre a rentabilidade dos grandes bancos (entram na categoria aqueles com mais de US$ 100 bilhões em ativos) mostrou que, dos 10 primeiros da lista, 4 são brasileiros. Os dados foram reunidos pela consultoria Economática.
 
Sem surpresas, os bancos dos Estados Unidos lideram. Entre as 39 instituições financeiras do ranking, 19 são estadunidenses, seguidas por Brasil, Canadá e Reino Unido, com quatro bancos cada. Os americanos Capital One e Ally Financial estão na frente e, na sequência, vêm Santander Brasil, o canadense RBC, Itaú, o americano J.P. Morgan, Banco do Brasil e Bradesco.
 
De 2016 a 2019, os bancos nacionais cresceram sem intervalos, até 2020, com a pandemia. Em 2021, no entanto, houve uma recuperação de 4,4 pontos. Entre os principais fatores para os bancos do Brasil se destacarem tanto está a taxa de juros, bem acima dos padrões internacionais. Quem ganha com isso? Os próprios bancos, é claro. O cenário, no entanto, pode ser prejudicial para o desenvolvimento econômico do país.
 
Foto: Reprodução. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias