29 Dec 2022
Entenda por que o branco é a cor tradicional do Ano Novo e veja dicas de looks

Que o branco é a cor do réveillon todo mundo sabe. Também é de senso comum que ela é associada à paz e harmonia. Mas você já se perguntou qual é a origem dessa tradição? O Alô Alô Bahia te conta!
Na verdade, o branco está ligado às religiões afro-brasileiras, como umbanda e candomblé. A cor é utilizada pelos adeptos nas vestimentas nas sextas-feiras, em homenagem à Oxalá, e também em homenagem à Iemanjá, a rainha das águas.
Como explica o historiador Rafael Dantas, apesar de não existir um entendimento conclusivo sobre a origem da tradição, os indícios apontam que tudo começou com adeptos das religiões de matriz africana fazendo seus rituais de passagem do ano em regiões marítimas.
“Réveillon é momento de passagem, de transição, e cultos eram feitos por religiosos que trajavam branco ou roupas claras, principalmente em localidades marítimas”, conta.
Assim, em certo momento do século XX, entre as décadas de 1950 e 1970, esse costume começou a ganhar força para outras pessoas que não necessariamente tinham vínculo com tais religiões.
“O branco, seja pelo viés religioso ou cultural em geral, está associado à leveza, purificação, algo ameno, que transmite paz e tranquilidade. Isso é uma construção social que varia de cultura para cultura”, finaliza Rafael Dantas.
Para quem gosta de seguir a tradição e vai passar a virada de ano trajando o branco, a stylist Talita Sylos separou quatro estilos diferentes para inspirar o look da virada. Confira:
1 - Franjas
“Uma das apostas para o look da virada são as franjas, que trazem movimento e glamour, com um toque de sensualidade”, indica Talita.
2 - Metalizados
“Sem erro, os metalizados são o must da virada. Poderosa, moderna e sexy!”, diz Talita.
3 - Longo
“Para quem quer manter a sofisticação sem investir em looks curtos, o longo ou midi são a pedida que passa elegância, sendo a opção perfeita para a virada, seja com um vestido ou composição de saias e calças com croppeds”, afirma Talita.
4 - Handmade
“O handmade é a cara do pé na areia para quem gosta de passar o réveillon na praia. O crochê, macramê e os bordados estão com tudo neste Verão. Eles fazem match com uma bela havaiana branca e formam a pedida ideal para quem vai pular as sete ondinhas”, aconselha a stylist.
Fotos: (Pinterest). Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias.