Ela olha para cima! Conheça a brasileira que mostrou à Nasa asteroide que pode colidir com a Terra

redacao@aloalobahia.com

Estudante da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, a jovem Verena Paccola, de 22 anos, já ajudou a Nasa, agência espacial dos Estados Unidos, a descobrir 25 asteroides, sendo que um deles apresenta possibilidade de colisão com a Terra.

Categorizado como “asteroide fraco”, um dos principais achados da nossa Kate Dibiasky – personagem de Jennifer Lawrence no filme ‘Não Olhe Para Cima’ (Netflix) que descobre um asteroide a caminho do nosso mundo – faz parte de um grupo de objetos que podem atingir a Terra, ainda que essa possibilidade seja pequena.

Verena explica que “o espaço é muito gigante para o tamanho da Terra”. “Então, a probabilidade de um asteroide colidir com a Terra e causar algum efeito é muito pequena”, tranquiliza a jovem, em entrevista à CNN Brasil.

Verena-Paccola-a-Kate-Dibiasky-brasileira-foto-reproducao-Instagram

A Nasa ainda está estudando a órbita do tal asteroide para identificar a dimensão do objeto e se há, de fato, possibilidade de colisão com o nosso planeta.

Antes de chegar a essa descoberta, Verena Paccola passou por um treinamento com cientistas da Nasa. Após o período de testes, a jovem passou a receber pacotes de imagens capturadas por um telescópio no Havaí.

“Eu analisava esse pacote de imagens. São quatro imagens piscadas em sequência para mim. Elas são tiradas com diferença de segundos entre cada uma. Então eu via se tinha alguma coisa se movendo”, explicou ela à emissora.

Quando notava a presença de algum objeto em movimento nas imagens, Verena fazia uma análise numérica para identificar se havia padrão de asteroide – situação semelhante à que ocorre no polêmico filme da Netflix. 

Após a juntada de informações, os relatórios da jovem eram enviados à Universidade de Harvard para confirmação da descoberta.

Por sua atuação destacada, Verena recebeu medalhas, certificados e troféu do ministro Marcos Pontes na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, realizada em Brasília. Agora, ela se prepara para um treinamento presencial na Nasa. “Vamos ver se sai do papel para esse ano”, diz.
 


Verena agora pretende continuar a caça aos asteroides e está buscando candidatos interessados à mesma função. “Eu estou recrutando pessoas no meu Instagram para fazer um treinamento em massa de quem tiver interesse e criar equipes para caçarmos asteroides esse ano juntos”, convida.

Fotos: Divulgação. Siga a gente no Instagram @sitealoalobahia e no Twitter @aloalo_bahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias