Edição 2021 do Dois de Julho homenageia profissionais de saúde

redacao@aloalobahia.com

Nesta sexta-feira (2) é celebrado o 198º aniversário da Independência do Brasil na Bahia. Para marcar a data, será realizada uma cerimônia simbólica no Largo da Lapinha que, este ano, vai homenagear os profissionais de saúde que estão atuando no combate à Covid-19 - pandemia que, por mais um ano, afasta as pessoas do tradicional cortejo nas ruas de Salvador.
 
A programação começa às 8h, com a realização do hasteamento das bandeiras, que contará com a presença do prefeito da capital, Bruno Reis; do governador da Bahia, Rui Costa; do deputado Adolfo Menezes, presidente da Assembleia Legislativa da Bahia; e do o presidente do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), Eduardo Morais de Castro. Por conta da pandemia de Covid-19, o acesso só será permitido a autoridades e imprensa.
 
Durante a cerimônia, os caboclos estarão posicionados do lado de fora, vestidos pelo artista plástico João Marcelo, de “Verde Esperança”. Ao final do ato solene, eles serão recolhidos. Na sequência, às 8h15, a Pira do Fogo Simbólico, aqui nomeada simbolicamente como a “Chama da Esperança”, será acesa por dois profissionais de saúde, em um gesto que representa a luta do povo da Bahia na batalha contra a pandemia.
 
Às 8h30, acontece uma coletiva de imprensa com as autoridades presentes. O ato final da cerimônia simbólica será às 8h50, com a deposição de flores aos heróis da independência no busto do General Labatut.  
 
Programação virtual – Dando início às atrações artístico-culturais, a campanha #Meu02Julho foi iniciada nesta quinta-feira (1º). Através do perfil da FGM no Instagram (@fgmoficial) uma série de vídeos traz as memórias marcantes de personalidades de nossa cidade sobre o cortejo. O público também pode participar com seu vídeo através do site culturafgm. salvador. ba. gov. br . Cada novo vídeo será lançado ao longo da programação.
 
A série de atrações virtuais apresenta, sempre às 9h, o filme “Dois de Julho: Um Sonho de Liberdade” no projeto #ConexãoFGM. Dirigido por Yuri Rosat, o curta-metragem retrata a importância da Independência da Bahia na construção da identidade cultural do povo baiano. O documentário mostra como a história se manifesta através do protagonismo do povo e do seu desejo por liberdade. O filme será exibido no canal da FGM no YouTube.
 
Ainda no mesmo horário, o projeto “Brincando com o 2 de julho” traz ao público diversos jogos de tabuleiro para se divertir e aprender sobre essa data com amigos, familiares e colegas. Os jogos estarão disponíveis no site da FGM. Durante todos os dias, às 10h, o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB) lança em suas redes sociais (Facebook e Instagram) a exposição “Personagens da Guerra pela Independência do Brasil na Bahia”, uma ação que explora e traz curiosidades sobre as principais personalidades envolvidas nesse marco histórico.
 
Em seu canal do YouTube, o IGHBA ainda apresenta, às 16h, a live de lançamento do livro “O processo da Independência do Brasil no Recôncavo Baiano (Política, Guerra e Cultura) 1820-1823”, do historiador Manoel Passos Pereira. No livro, o autor compreende os episódios do 25 de Junho de 1822, em Cachoeira, e do 2 de Julho de 1823, em Salvador, como marcos inicial e final, respectivamente, da Guerra pela Independência do Brasil. A transmissão é apresentada pelo historiador Jaime Nascimento e conta com a participação do jornalista e pesquisador Jorge Ramos.
 
Para quem quiser conhecer sobre os territórios mais marcantes no processo de independência da Bahia, o historiador Ricardo George ministra a série Vídeo-aulas, no canal da FGM no YouTube, nos dias 01, 03 e 05, às 14h. Ele passeia pelo Recôncavo, pelo Subúrbio Ferroviário e pelos Quartéis e ruas de Salvador, a fim de compreender a importância desses territórios para a vitória de nosso povo contra os portugueses.
 
No dia 2 julho, o destaque fica para o Encontro de Filarmônicas, que acontece às 18h no canal da FGM no YouTube. Importante presença nos festejos da independência, 10 grupos de filarmônicas se apresentam de forma virtual. Com a curadoria do maestro Fred Dantas, o programa exibe a marcha de cada uma e, logo em seguida, bate um papo com seus coordenadores.
 
Para fechar as comemorações, no dia 5 de julho, às 18h30, acontece mais uma edição do projeto “Patrimônio é...”, desta vez com o tema: 2  de Julho e Territórios Virtuais de Memórias. São presenças confirmadas a desenvolvedora do aplicativo 02 de Julho GO, Jamile Coelho, a idealizadora do RPG 2 de Julho, Josenilda Mesquita e a professora Kerollen Hagnyss. Eles contam sobre a experiência de aliar os fatos históricos dessa importante data, com a ludicidade dos jogos de tabuleiros, videogames e aplicativos.  
 
Confira a programação completa:
 
 
02 de julho
 
- Cerimônia Cívica
 
8h - Hasteamento das bandeiras – Saída dos Caboclos do Pavilhão
 
8h15 - Acendimento da Pira do Fogo Simbólico
 
8h30 - Coletiva de Imprensa
 
8h50 - Deposição de flores aos Heróis da Independência no busto do general Labatut
 
 
Programação artístico-cultural
 
09h – Projeto #Meu2deJulho com vídeos de seguidores do Instagram
 
09h – Projeto Brincando com o 2 de Julho
 
09h – Projeto #ConexãoFGM
 
10h - Exposição “Personagens da Guerra pela Independência do Brasil”,
 
14h - #Meu2deJulho com vídeos de seguidores do Instagram
 
18h - Encontro de Filarmônicas
 
 
03 de julho
 
09h – Projeto #Meu2deJulho com vídeos de seguidores do Instagram
 
09h – Projeto Brincando com o 2 de Julho
 
09h – Projeto #ConexãoFGM
 
10h - Exposição “Personagens da Guerra pela Independência do Brasil”,
 
14h – Série Vídeo-aula | Territórios | Aula 02: O Recôncavo, a Ilha e outros territórios de Independência na Bahia
 
 
04 de julho
 
09h – Projeto #Meu2deJulho com vídeos de seguidores do Instagram
 
09h – Projeto Brincando com o 2 de Julho
 
09h – Projeto #ConexãoFGM
 
10h - Exposição “Personagens da Guerra pela Independência do Brasil”,
 
14h – Projeto #Meu2deJulho com vídeos de seguidores do Instagram
 
 
05 de julho
 
09h- Projeto #Meu2deJulho com vídeos de seguidores do Instagram
 
09h – Projeto Brincando com o 2 de Julho
 
09h – Projeto #ConexãoFGM
 
10h - Exposição “Personagens da Guerra pela Independência do Brasil”,
 
14h – Série Vídeo-aula | Territórios | Aula 03: Subúrbio e as rotas da Independência
 
18h30 - Patrimônio É…Tema: 02 de Julho e Territórios virtuais de memórias” com as participações de Jamile Coelho (Aplicativo 2 de Julho GO), Josenilda Mesquita (RPG 2 de Julho), Felipe Pereira (2 de Julho Tower Defense) e a professora Kerollen Hagnyss.
 
 
Foto: Max Haack/Secom. Siga o insta @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias