Economista Ilan Goldfajn será primeiro brasileiro a presidir BID

redacao@aloalobahia.com

O economista Ilan Goldfajn, ex-presidente do Banco Central, foi eleito, neste domingo (20), assembleia de governadores do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para o comando da instituição. O brasileiro, o primeiro a assumir o posto, assume o cargo no dia 19 de dezembro.
 
O banco multilateral, fundado há 63 anos, é uma das principais fontes de financiamento de longo prazo para o desenvolvimento econômico, social e institucional da América Latina e do Caribe.
 
Goldfajn, indicado como candidato do Brasil pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, recebeu 80,1% dos votos, derrotando outros quatro candidatos. Ele presidirá a instituiçao por 5 anos, podendo ser reeleito apenas uma vez.
 
Após a divulgação do resultado, o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), parabenizou o brasileiro pela vitória. "Parabenizo o novo presidente Ilan Goldfajn pela vitória e, em nome do presidente Lula, reforço a disposição do Brasil em estreitar os laços com o banco pelo desenvolvimento econômico e social da nossa região", escreveu em uma rede social.
 
Foto: Gabriela Biló/Estadão Conteúdo. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias